quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Outubro Rosa: servidoras do Incaper participam de palestra sobre câncer de mama e de colo de útero




Assessoria de Comunicação - Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aderiu ao Outubro Rosa e promoveu, no auditório de sua sede, uma palestra sobre “Câncer de mama e de colo de útero” para suas servidoras. A convidada para falar do assunto foi a ginecologista Betina Moulin Coelho Lima.

De acordo com a médica, o câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres, sobretudo após os 35 anos. “É uma doença que debilita a mulher física e emocionalmente, pois muitas vezes ocorre a mutilação da mama”, explicou Betina. No Brasil, há o registro de 52 casos para cada 100 mil mulheres. Em Vitória, esse número aumenta para 75 casos para a mesma quantidade.



Informações sobre as patologias são passadas às mulheres.


Em sua palestra, a ginecologista explicou sobre a anatomia dos seios, sintomas do câncer de mama, fatores de risco e de proteção. Também ensinou a realizar o autoexame. “Além da realização anual da mamografia após os 40 anos, a mulher deve fazer mensalmente o autoexame das mamas, a fim de observar alterações em seu próprio corpo”, disse Betina.

Já o câncer de colo de útero fica em segundo lugar no âmbito das doenças que acometem as mulheres. Na palestra, a médica explicou quais doenças sexualmente transmissíveis estão relacionadas ao desenvolvimento desse tipo de câncer e apontou a prevenção como a melhor maneira de evitar a doença. “O uso de preservativos e a realização anual do exame preventivo são as principais formas de prevenção”, falou a ginecologista.

Para a servidora do Incaper, Ivânia Célia Pereira, a palestra ajudou na reflexão sobre os cuidados consigo própria. “No dia a dia, nos preocupamos com os estudos, trabalho e família e, muitas vezes, esquecemos de nos cuidar. A palestra me ajudou a refletir bastante sobre o assunto”, disse Ivânia.

“Achei a atividade bastante esclarecedora e aprendi a fazer o autoexame corretamente. Conhecemos os tipos de tratamento contra o câncer, porém, o melhor mesmo é a prevenção para não ter que passar por essas fases agudas da doença”, afirmou a servidora do Incaper, Elisa Junko Fujii.




Auto-exame ajuda na prevenção ao câncer de mama.


Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, instituições e entidades. No Espírito Santo, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) é quem realiza ações de mobilização para prevenir essa doença.

“O Incaper aderiu a essa campanha e trouxe o debate para os servidores do órgão”, explicou a assistente social do Instituto, Janaína Odhara. A iniciativa partiu do Departamento de Recursos Humanos (DRH) do Incaper, em parceria com a Associação dos Servidores (ASSIN) e a Unimed. 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário