sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Município de Alegre recebe primeira unidade do Projeto Floresta Piloto, nesta sexta (26)




Divulgação
A primeira unidade de referência regional de florestas plantadas do Espírito Santo será lançada nesta sexta-feira (26) no município de Alegre, Sul do Espírito Santo. Com cinquenta hectares de área, a floresta funciona como modelo para os produtores rurais terem conhecimento sobre quais espécies são mais adequadas para a região. A solenidade será às 10 horas e faz parte da programação do II Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental. Os congressistas vão poder conhecer em campo diferentes modelos e sistema florestais sustentáveis.
A Floresta Piloto da Região de Terras Quentes, Acidentadas, Secas ou de Transição Chuvosas/Secas do Vale do Itapemirim está localizada no campus do Ifes do distrito de Rive. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), dentro do Programa Reflorestar.
Nesta primeira unidade, estão plantadas um total de 58.750 árvores. A visita técnica vai contemplar uma área de reserva legal, com mais de 10 hectares, e uma área de proteção permanente, com cinco hectares.
Divulgação
Programa Reflorestar
O Programa Reflorestar visa recuperar e preservar as áreas remanescentes de Mata Atlântica, para garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Sua principal ferramenta de estímulo é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O programa integra o quadro de projetos estruturantes do Plano de Governo Novos Caminhos (2011-2014). A coordenação é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Seag, a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e apoio do Banco Mundial, do setor privado e de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
Tel.: (27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
Tel.: (27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/SeagES
facebook.com/SeagES

Nenhum comentário:

Postar um comentário