terça-feira, 30 de outubro de 2012

Prefeitura de Colatina e BID assinam contrato para melhorias de saneamento na cidade



 
Na última sexta-feira (26) o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, participou em Brasília da assinatura do contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O contrato tem o valor de US$ 11 milhões e foi autorizado pelo Senado Federal. Além disso, o município vai entrar com uma contrapartida no mesmo valor, o que totaliza um investimento de US$ 22 milhões para obras de saneamento no município.
 
O contrato faz parte do financiamento do Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de Colatina, que prevê dentre outras ações, o tratamento de 100% do esgoto do município. O enfoque está em água e meio ambiente, com ações para ampliar a coleta e tratamento dos esgotos, assim como diminuir o nível de poluição dos cursos da água e iniciativas para melhorar a capacidade de gestão dos serviços de saneamento.
 
O Prefeito Leonardo Deptulski destacou o processo de preparação do projeto que foi “decisivo para a definição dos rumos da cidade”. As assinaturas aconteceram na Representação do BID em Brasília.
 
ETE
Os recursos serão utilizados para, entre outras coisas, dar início a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, que será instala em Barbados, e irá coletar e tratar todo o esgoto produzido na cidade.
 
Segundo o Sanear, a previsão é de que a obra comece nos próximos meses e leve dois anos para ser concluída. Em funcionamento a ETE terá a capacidade de processamento de aproximadamente 200 litros por segundo, o que vai garantir o tratamento de todo esgoto produzido na área urbana do município.
 
Além da Estação de Tratamento, o Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de Colatina é composto por coletores tronco e elevatórias a serem construídos às margens do Rio Doce. No total serão mais 28 mil metros de rede de esgoto e oito estações elevatórias.
 
Segundo Leonardo, a construção da estação de tratamento vai levar mais qualidade de vida ao cidadão. “Com esse projeto, que é pioneiro em nossa região, buscamos fazer de Colatina uma cidade mais limpa. A coleta e tratamento do esgoto, vai proporcionar o resgate da beleza do nosso rio e promover ações voltadas para a sustentabilidade”.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: PMC/Breno Liberato
________
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
assinatura BID.JPGassinatura BID.JPG
239K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário