quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Biblioteca Municipal de Vitória preserva a história capixaba



Elizabeth Nader
Usuários lendo e estudando em biblioteca
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim facilita o acesso da população à cultura. Seu acervo reúne mais de 17 mil obras, nas áreas de literatura nacional e infantil, Direito, Sociologia, Geografia, Matemática, História, Artes, dentre outras. Conta com livros, jornais e revistas que retratam a história e o desenvolvimento da capital e do Espírito Santo, além de enciclopédias, dicionários, periódicos e literatura em geral.
O espaço possui o sinal de internet livre do Vitória Digital.

Empréstimo

Para a obtenção de empréstimo, habitantes de Vitória e demais municípios precisam se cadastrar na biblioteca, apresentando, para isso, os seguintes documentos:
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Com o cadastro também é possível fazer reserva de exemplares pela internet.  

Doação de livros

A biblioteca municipal recebe doação de livros, principalmente produções literárias em bom estado de conservação. Quem deseja doar pode entrar em contato pelo telefone (27) 3381-6926, no horário comercial.

Projetos

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é responsável pelo projeto Mercado Literário, que acontece no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara. O evento visa divulgar a literatura local e promover debates com escritores capixabas e nacionais. O evento é uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Geração de Renda.
É responsável também pelo projeto Servidor Leitor, que visa despertar nos servidores municipais o prazer pela leitura, integrando a política de valorização interna.
Outro projeto desenvolvido pela Biblioteca é o Viagem pela Literatura, que desenvolve, dentre outras atividades, peças de teatro e contação de histórias, em escolas da rede municipal e demais espaços das comunidades.
A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim também é responsável pelo projeto Tempo de Ler, em parceria com oCentro de Convivência da Terceira Idade, espaço mantido pela Secretaria de Assistência Social (Semas). O projeto realiza encontros semanais e em 2010 recebeu o certificado de participação no Prêmio Cidade Cidadã, na Categoria Cidade Amiga do Idoso, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Tem como objetivo trabalhar a leitura de forma lúdica e prazerosa nos grupos já organizados e também a Biblioterapia, que oferece textos que podem trabalhar os diversos sentimentos que emergem no momento da leitura e são compartilhados na relação de troca de experiência e valores.
Inaugurada em 1941, na gestão de Américo Poli Monjardim, com o nome de biblio-pinacoteca, a biblioteca municipal funciona, desde 1992, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro
Mais informações: (27) 3381-6926 (coordenação)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30 (para pesquisa e visitação pública).

Nenhum comentário:

Postar um comentário