quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tecnologia: alunos de Cachoeiro na final de mostra no RS




O Frgigocar foi criado pelos estudantes na escola Anacleto Ramos

Um frigobar sustentável para carros desenvolvido por estudantes de Cachoeiro de Itapemirim é um dos projetos finalistas da 27ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), aberta nesta terça-feira (23), em Novo Hamburgo (RS).

O Frigocar, como é batizado, foi criado pelos alunos Haysian Silvestre Costa, Letícia Gaspar Louzada e Thales Colombiano Louzada Moreira em 2011, quando cursavam o 9º ano do ensino fundamental, na escola municipal Anacleto Ramos. Com capacidade para gelar duas latas de refrigerante, o equipamento é feito com materiais reaproveitados e gás não poluente.

O trabalho foi selecionado entre centenas de projetos de alunos do ensino médio e técnico, do Brasil e do mundo. Neste ano, ele também foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP).
A Mostratec, que vai até sábado (27), conta com 350 projetos, divididos em 13 áreas. Serão premiados os quatro primeiros colocados de cada área e os projetos destaques receberão bolsas de estudos oferecidos por universidades, incentivos para participação em outras feiras de ciência e tecnologia no Brasil e no exterior, estágios e equipamentos.

Os estudantes cachoeirenses participam da feira acompanhados pelo gestor e pela equipe pedagógica da escola Anacleto Ramos. As despesas de todos eles são custeadas pela unidade de ensino e pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

VotaçãoO Frigocar também concorre ao Prêmio Destaque Mostratec Online. Para votar no projeto dos alunos de Cachoeiro, é preciso entrar no perfil do evento no Facebook (www.facebook.com/MostratecLiberato) e acessar o link de votação. O número do projeto é 321. Os autores do trabalho mais votado vão ganhar um tablet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário