sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UFES aprova percentual de 50% para reserva de vagas em todos os cursos



Por Thereza Marinho
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou nesta quinta-feira (25) a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. A reserva será aplicada em todos os processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação, por curso e por turno.
Destes 50%, metade das vagas (25%) serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. A outra metade será para estudantes que cursaram o integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, mas possuem renda familiar per capita superior a 1,5 salário-mínimo. Dentro de cada faixa de renda, uma proporção igual à soma de pretos, pardos e indígenas na população do Espírito Santo, segundo o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será reservada, por curso e por turno aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Com a decisão do Cepe, a Ufes cumprirá integralmente, já no vestibular de 2013, a lei nº 12.711, sancionada este ano pela presidente Dilma Rousseff. O sistema de inclusão social anteriormente adotado pela Universidade estabelecia a reserva de vagas, entre 40% e 50% dependendo do curso, para alunos com renda média familiar de até sete salários mínimos mensais e que tenham cursado, no mínimo, quatro séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio ou curso equivalente, exclusivamente em escola pública no Brasil.
FONTE- UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário