segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EM VILA VELHA Rede Hiperdia alerta para o diagnóstico precoce do Diabetes



Texto: Patricia Arruda / Foto: Arquivo

Censo do hiperdia - Imagem: Eduardo Ribeiro
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Rede Hiperdia Vila Velha, se prepara para dar início às comemorações alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. As ações acontecerão durante todo o mês, com a realização de palestras educativas, aferições de glicemia e distribuição de folders em diversos pontos da cidade.
E para chamar ainda mais a atenção para o diagnóstico precoce da doença, o município aderiu à campanha nacional “Sexta-Feira Azul”. “A ideia é conscientizar a população para a importância da prevenção, incentivando a todos a vestirem o azul - cor oficial da campanha - nas sextas-feiras do mês de novembro”, explicou a coordenadora do Hiperdia Vila Velha, Cláudia Pinho.
Além disso, quem chegar em Vila Velha pela Terceira Ponte será convidado a aderir ao movimento. A Rodosol vai disponibilizar mensagem em seu painel eletrônico chamando a população para vestir o azul e o Convento da Penha deverá receber iluminação especial. Também estão previstas a realização de palestras para pessoas com Diabetes; e campanha de detecção e informação nas escolas da rede municipal e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
A coordenadora destaca a importância da campanha. “Nossa população de diabéticos é muito grande. Segundo o Ministério da Saúde, para cada 10 pessoas que sabem ser portadoras da doença, temos cinco que desconhecem ser. Dessa maneira, é muito importante alertar as pessoas façam para que façam o exame”, disse Pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário