sexta-feira, 26 de outubro de 2012

5º Dia de Campo de Pecuária de Leite em Conceição do Castelo



26/10/2012 - 13h49min

Incaper

Pelo quinto ano o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza em Conceição do Castelo o Dia de Campo de Pecuária de Leite. Na ocasião serão ministradas palestras e feitas demonstrações de técnicas empregadas na produção leiteira, a fim de assistir a atividade dos pecuaristas de leite da região. O evento será nesta sexta-feira (26), na propriedade de Adilson de Azevedo Moreira, produtor da localidade.

A programação tem início por volta das 8h30min e é composta por palestras técnicas divididas em três partes: “formação e manejo de pastejo rotacionado”, “controle estratégico e manejo do carrapato” e “suplementação volumosa no período da estiagem para vacas leiteiras (cana de açúcar, silagem, capineira)”. Cerca de 120 pecuaristas devem participar do evento, cujo término está previsto para as 12h30min, com um almoço de confraternização.

Para o chefe do Escritório Local do Incaper, Adilar Viana, a iniciativa é uma forma de prestar assistência aos produtores que têm a oportunidade de trocar experiências e acumular conhecimento: “o Dia de Campo Pecuária vem promover um intercâmbio entre os produtores do município. O evento mostra na prática o dia a dia da propriedade rural, na condução do pastejo rotacionado e no manejo com o gado, onde os participantes podem tirar suas dúvidas com os palestrantes dos temas abordados”.

Conceição do Castelo tem a pecuária de leite como uma das principais atividades econômicas do município, ficando atrás apenas da cafeicultura. Além do dia de campo, que o Incaper promove há cinco anos, outras ações são realizadas com o objetivo de estimular a produção leiteira e aumentar a sua qualidade, como o concurso leiteiro realizado junto à festa do sanfoneiro.

Este ano, os produtores locais receberam doações de tanques resfriadores de leite do Governo do Estado do Espírito Santo. Atualmente, há cerca de 150 produtores no município que são responsáveis por uma produção anual de 3 milhões e 830 mil litros.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário