Renata Salgueiro
Colaboração: Juliana Firme
Na manhã do último domingo (1), a avenida Getúlio Vargas, no centro da Serra, foi palco do tradicional desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. O evento reuniu grande número de estudantes participantes, público em geral e autoridades.
“Fiquei muito feliz com a grande participação registrada no nosso Desfile Cívico. Fizemos questão de realizá-lo por entendermos que formação de uma nação independente está ligada ao resgate dos valores humanos, com o fortalecimento das famílias”, afirmou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
Marcos Ribeiro/PMSAlunos de 13 escolas da Serra participaram do desfile cívico
Militares, bombeiros, desbravadores, bandas de música e alunos de 13 escolas do município desfilaram e realizaram apresentações que encantaram o público presente.
O desfile teve a temática “Serra Viva”, que buscou estimular uma reflexão sobre o tema sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente e a valorização do povo, raízes e cultura serrana.
“Esta é uma nova concepção de desfile cívico, onde estamos trazendo pra rua os trabalhos e projetos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos dentro das Unidades de Ensino. A beleza desse desfile foi proporcionada por nossos funcionários, professores e todos os envolvidos, além de nossos alunos, que estão de parabéns.” salientou a secretária de Educação, Graça Cota.
Três pelotões do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo e três pelotões do Corpo de Bombeiros abriram o desfile. Em seguida, a banda musical Estrela dos Artistas, do município da Serra.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aldary Nunes, localizada no centro da Serra, levou para avenida o diálogo da educação com a sustentabilidade. Temas como preservação do meio ambiente, valorização do "eu" e esporte foram abordados pela unidade de ensino que encerrou o desfile com um pelotão de ciclistas.
A seguir o congo tomou conta da avenida, quando iniciou o desfile da Banda de Congo Mirim da Associação de Congo do município, seguida pela banda de congo da Emef Cascata, no bairro Cascata. A Emef Cascata trouxe alas que falavam da cidadania, dos valores humanos, da família e da valorização do esporte, além de alas que apresentavam os projetos desenvolvidos na escola e uma ala da comunidade.
A Emef Paulo Freire, do bairro Vista da Serra, trouxe alas compostas por alunos com roupas preparadas com materiais recicláveis e contou um pouco da própria história na avenida.
A Emef Feu Rosa também apresentou projetos e esportes. A escola Djanira Maria de Araújo fez uma homenagem à professora que deu nome à unidade e exaltou a importância da realização de projetos. A Emef Governador Carlos Lindemberg abordou a música, a poesia, a leitura e o esporte como poderosos aliado ao processo de ensino aprendizagem. E a Jorge Amado levou para a avenida o tema “Direito a um mundo sustentável”, no qual abordava os direitos da criança aliado ao conceito de sustentabilidade.
A escola Manoel Carlos de Miranda também exaltou os projetos realizados pela escola, entre eles uma banda de percussão. Na “Irmã Dulce” o esporte, o meio ambiente e a importância da leitura, com homenagem ao escritor Ziraldo, ganharam destaque.
A banda marcial Dourada, da Emef “Sônia Regina Gomes Rezende Franco”, ressaltou a necessidade de uma sociedade que valorize a educação e lance mão da sustentabilidade em prol de um mundo melhor. A Emef “Elpídia Coimbra” remeteu aos contos de fadas, trazendo alunos vestidos de personagens das histórias infantis, apresentou um coral de libras, com crianças representando a Língua Brasileira de Sinais,e lembrou a preservação do ambiente, com direito a roda de capoeira.
A Estação Conhecimento, de Cidade Continental, um projeto da Vale que atua em conjunto com a rede socioassistencial do município, trouxe a apresentação do projetos desenvolvidos e a banda Vale Música. A Escola Adventista, da rede privada, iniciou o desfile com um carro alegórico apresentando a boneca Luiza e a seguir trouxe alas que falavam da criação do mundo.
Alunos da Emef São Marcos homenagearam a literatura e enfatizaram a importância do esporte aliado a prática pedagógica. A escola colocou na avenida alunas campeãs de karatê. O clube dos aventureiros trouxe para a avenida o tema “Quebrando o silêncio” , abordou temas como bullying, violência doméstica, física e verbal, humilhação.
A banda marcial da Escola Estadual de Ensinos Fundamental e Médio, EEEFM, Clóvis Borges Miguel encerrou o desfile, que também contou com a apresentação da banda marcial do município de Jaguaré.
Vice-governador
“Este é um evento que reúne as famílias, traz a riqueza cultural trabalhada dentro das escolas, traz valores e princípios positivos como: sustentabilidade, paz, amor e tolerância, além de ajudar no processo educacional e cria uma integração muito grande entre a sociedade e a escola. A Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de parabéns pela demonstração de civismo e organização do evento.” disse o vice governador do Estado, Givaldo Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário