sexta-feira, 4 de julho de 2014

Unidades de saúde de Vitória disponibilizam preservativos gratuitamente

Divulgação Semus
Camisinha
Camisinhas são distribuídas gratuitamente nas unidades de saúde de Vitória
Com o objetivo de mobilizar a população para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que os preservativos masculinos e femininos são disponibilizados gratuitamente em todas as 30 unidades de saúde, seja na recepção, na farmácia ou mesmo com o agente de saúde.
O uso constante é o método mais eficaz para prevenir, por exemplo, Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, além de evitar uma gravidez não planejada.
De acordo com a assistente social e referência técnica das DST/Aids, Rozangela Locateli Armini, o preservativo também é uma opção contra a reinfecção de doenças como a sífilis. "É bom ressaltar também que, durante a gestação, o casal com diagnóstico de sífilis ou HIV deve usar a camisinha para não transmitir essas doenças para o bebê".
A impermeabilidade é um dos fatores que preocupam os usuários. Entretanto, a rede municipal só distribui camisinhas que têm comprovação de sua qualidade. Elas são impermeáveis e, quando utilizadas de forma correta, não há perigo de rasgar ou mesmo furar.
"Os parceiros devem dialogar sobre a importância da camisinha e, assim, compreender verdadeiramente que o uso não impede o prazer, ao contrário, possibilita o sexo seguro que traz tranquilidade para curtir os bons momentos, sem preocupação e sem consequências indesejáveis", lembra a assistente social.

Solicitação

A solicitação do preservativo masculino ou feminino nas unidades não deve ser motivo de constrangimento. As relações sexuais e a própria vivência da sexualidade são temas cercados aindade muitas crenças e tabus que, geralmente, atrapalham na prevenção da Aids e doenças transmitidas pelo sexo.
Entretanto, a solicitação da camisinha pode ser feita também ao agente de saúde em visitas domiciliares. O usuário pode adquirir o quantitativo que precisar, pois, assim, estará cuidando da sua saúde e a do seu parceiro.

DST/Aids

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas de um corpo a outro pelo contato sexual, pelos líquidos vaginais e pelo esperma trocados durante as relações sexuais. Essa também é a principal via de transmissão do vírus da Aids, conhecido pela sigla HIV (vírus da imunodeficiência humana). A Aids pode ser contraída pelo sangue (seringas e agulhas contaminadas), pelo leite materno contaminado e da mãe para o bebê durante a gravidez.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário