quinta-feira, 10 de julho de 2014

Unidades de saúde contarão com vacina contra hepatite A na Serra

Serão imunizadas crianças entre 12 meses e 2 anos
Simone Delevedove
A partir do próximo dia 28, as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e as Unidades Regionais de Saúde (URS) do município da Serra vão disponibilizar a vacina contra hepatite A para crianças de 12 meses de idade a menores de 2 anos.
A partir desta data, os responsáveis devem procurar uma unidade de saúde com a documentação da criança e cartão de vacina. A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar, aproximadamente, cinco mil crianças.
DivulgaçãoA vacina é aplicada na coxa do bebê
A vacina é injetável, intramuscular na coxa e será aplicada, a princípio, em dose única. De acordo com estudos, 90% das crianças apresentam anticorpos protetores após uma única dose da vacina. O Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde vai monitorar a situação epidemiológica para avaliar a necessidade de inclusão de uma segunda dose da medicação.
A vacina contra a hepatite B já é disponibilizada nas 39 unidades de saúde o município. A inclusão da vacina no calendário é uma decisão do Ministério da Saúde, uma vez que a prevenção é o melhor controle da doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, esse ano, não existe notificação de óbito por hepatite no município.
Hepatite A
A hepatite A é uma infecção provocada pelo vírus VHA, que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A.
A hepatite A transmite-se de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por dejetos contendo o vírus, por isso é mais frequente em países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico. A incidência é principalmente, em crianças e adolescentes.
Causas
O vírus da hepatite A é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem.
Pode-se contrair hepatite A se a pessoa comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A (as frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus), mantiver contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A, uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos ou participar de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal.
Exames
O exame para diagnosticar a doença é simples. Consiste na avaliação do médico em um exame físico. O profissional verificará se o fígado está aumentado e sensível.
Os exames de sangue para diagnosticar a hepatite A podem mostrar alto nível de anticorpos para hepatite A e níveis elevados de enzimas hepáticas.

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 10/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário