terça-feira, 22 de julho de 2014

Prefeitura de Vila Velha apresenta andamento de obras do Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi aprovado em 2013 pela população das cinco regiões de Vila Velha.

Nesta quarta-feira (23), às 19 horas, no Titanic, localizado na Praça Duque de Caxias, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Vila Velha vai apresentar a primeira prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) 2013-2014. Aprovado em setembro de 2013, o OP apresenta propostas de benfeitorias que foram votadas e escolhidas como prioridade pela população das cinco regiões do município em reuniões realizadas ao longo do ano passado.

Segundo o secretário de Planejamento, Regis Mattos, ao assumir o governo o prefeito Rodney Miranda assumiu o compromisso de resgatar a participação popular. “Foram criadas assembleias temáticas em todas as regiões com a participação das associações de moradores, comerciantes e representantes dos bairros envolvidos”, informou o secretário.

Durante o ano passado mais de mil pessoas se reuniram nas cinco assembleias temáticas para discutir e decidir sobre o orçamento e as políticas públicas. Por meio do voto, os participantes priorizaram as necessidades de sua região. Desde que o OP foi aprovado, estas necessidades foram trabalhadas de acordo com as preferências levantadas e diversas obras já foram concluídas.

Confira abaixo as obras que estão em andamento ou que já foram concluídas:

Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano

As regiões 2, 3, 4 e 5 solicitaram as obras de drenagem do município. Foi criado então o Projeto de Drenagem, dividido em três etapas: as de curto, médio e longo prazo. No total serão investidos mais de R$ 413,8 milhões.

As obras da macrodrenagem do Canal do Congo e do Canal da Costa já estão em andamento e, com prazo de entrega para 2015, irá beneficiar mais de trinta bairros. Até o momento, R$ 55,3 milhões foram investidos.

Mobilidade Urbana

Uma das preocupações dos moradores de Vila Velha é com a mobilidade urbana. Durante o Orçamento Participativo, foi solicitada a criação de oito binários que irão melhorar a fluidez no trânsito. Até julho de 2014 foram implantados cinco binários nos bairros de Boa Vista, Itapuã, Vinte e Três de Maio, Parque das Castanheiras e Praia da Sereia. Até o fim do ano serão implantados mais dois: um em Coqueiral de Itaparica e outro no bairro Soteco.

A Prefeitura também está realizando as obras de drenagem e pavimentação das ruas de Vila Velha. Até o momento já foram drenados e pavimentados 98 quilômetros de ruas no município. Este projeto está proporcionando uma melhor infraestrutura urbana em Vila Velha, atendendo aos moradores e turistas.

Educação e Lazer

Todas as regiões de Vila Velha solicitaram, no Orçamento Participativo, escolas em tempo integral. Atualmente 42 escolas municipais de ensino fundamental já trabalham no sistema com o programa “Mais Educação” e, até o fim do ano, todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino irão trabalhar com o projeto.

Outro pedido da população foi o investimento em espaços saudáveis. Os terrenos para a construção dos Campos Bom de Bola nos bairros de Cidade da Barra, Retiro do Congo, Pontal das Garças e Santa Paula II já estão sendo preparados. Também já foram iniciadas as obras das Praças Saudáveis nos bairros Praia das Gaivotas e Jardim Guadalajara.

Saúde

Foi sugerido, por todas as regiões, a reforma e ampliação das Unidades de Saúde do município. Por isso, foi realizado um projeto de reforma das 14 unidades, que já está em andamento. A reforma da Unidade de Saúde de Paul já foi entregue para a sociedade. Também está previsto para ser entregue, até o fim do ano, o Centro de Atendimento Psicossocial, na Região 5.

Segurança

Todas as regiões coloram como prioridade a instalação de novas câmeras de videomonitoramento. Foram adquiridas cem novas câmeras. Já foram instaladas 90% destas câmeras e até dezembro de 2014 estarão em funcionamento.

Outra ação de segurança foi a contratação de novos Guardas Municipais. Hoje, Vila Velha conta com 200 guardas e 55 novos veículos. A construção do Centro de Operações Municipais já está em fase de conclusão e será entregue até o fim do ano, contribuindo para uma maior agilidade no atendimento às demandas de segurança do município.

Meio Ambiente - Resíduos Sólidos

Umas das preocupações dos moradores da Região 1 é o descarte correto de resíduos sólidos. Pensando nisso, a Prefeitura irá construir o primeiro centro de triagem de Resíduos Sólidos de Vila Velha. O projeto está em fase de contratação da empresa para a construção e tem previsão de entrega para 2015.

O projeto visa implantar um modelo de gestão integrada de Resíduos Sólidos e contará com área de 825 metros quadrados, com espaço para triagem, estocagem, recepção, banheiros com vestiário, cozinha com refeitório, auditório, sala multiuso, escritório, além de espaço para entrada e saída de caminhões.

Fomento a negócios

O investimento na qualificação de pessoas foi uma das demandas solicitadas por todas as regiões da cidade. Até julho deste ano, mais de cinco mil pessoas participaram do programa de capacitação profissional. 



Vanessa Pianca Rodrigues
SEMCOM / ASSESSORIA DE IMPRENSA
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7370
www.vilavelha.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário