quinta-feira, 10 de julho de 2014

MUNICÍPIO DE COLATINA TEM GRANDE OFERTA DE CIRURGIAS DE VASECTOMIA E LAQUEADURA DE TROMPAS


08/07/2014 - Os métodos são oferecidos para famílias que desejam participar do programa de planejamento familiar do municipio
Definido como instrumento da assistência materno-infantil, o planejamento familiar é um mecanismo importante na prevenção primária de saúde, auxiliando os usuários com informações necessárias para a escolha e para o uso efetivo de métodos anticoncepcionais mais adequados.
Em Colatina, para auxiliar as famílias no planejamento familiar a Prefeitura de Colatina através da Secretaria Municipal de Saúde oferece métodos para esse planejamento, como a vasectomia e a laqueadura. Somente neste ano, 41 casais se submeteram aos procedimentos, sendo realizadas 27 laqueaduras e 14 vasectomias.
Segundo dados da Superintendência de Regulação e Atenção a Saúde os números poderiam ser maiores, se todas as famílias que comparecessem as reuniões, dessem prosseguimento ao processo. “Em maio, realizamos uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram convidados aproximadamente 50 casais que manifestaram inicialmente o desejo de participarem. Desse número, só 35 compareceram e até o momento oito casais se submeteram ao procedimento”, afirma a Superintendente, Jaqueline Cosme Milli.
Ainda de acordo com Jackeline, atualmente cerca de 200 processos se encontram parados na Secretaria devido a desistência dos casais, que já haviam passado por avaliação de psicólogo, assistente social e até mesmo das palestras informativas.
Atualmente o município não tem fila de espera para a realização dessas cirurgias, que são realizadas no próprio município nos Hospitais Santa Casa de Misericórdia e Hospital e Maternidade São José.
De acordo com a Secretaria, normalmente o perfil do público que procura o programa, são casais com mais de dois filhos ou que desejam realmente realizar os procedimentos de vasectomia ou laqueadura. Os interessados podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou o Programa Saúde da Mulher na Secretaria de Saúde na sala 07, das 7horas às 16horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário