O sonho de ingressar num curso superior está mais perto para 175 itapemirinenses. E o melhor: gratuito! O mais recente VestUfes 2014/2, realizado no município, na EEEFM “Washington Pinheiro Meirelles” e EMEF “Narciso Araújo”, dia 22 de junho, obteve 707 inscrições. As matrículas acontecerão nos dias 28 e 29 de julho, das 8h às 20h, no Polo UAB de Itapemirim. O início das aulas está previsto para 18 de agosto de 2014.
Os vestibulandos, num total de 598, se submeteram à prova objetiva e prova de redação. A prova objetiva conteve 40 questões de múltipla escolha e a de Redação foi constituída de tema único.
Somente em Itapemirim, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebeu 707 inscrições para o processo seletivo de Ensino a Distância (EAD) para os cursos de Artes Visuais, Biologia, Filosofia, História, Pedagogia (para séries iniciais) e Química. Do montante, 109 inscritos não compareceram; 117 aguardam alguma desistência (suplentes); 13 foram eliminados na prova de redação; 10 foram eliminados por obterem total inferior a 18 pontos, ou seja, não acertarem 30% da média e; 283 não foram classificados.
De acordo com a coordenadora do Polo Itapemirim, Silvana Sales, a partir do resultado da avaliação socioeconômica que está sendo realizada, o resultado poderá sofrer alterações, haja vista que os cotistas deverão comprovar renda e demais requisitos.
O aluno classificado pelo sistema de reserva de vagas também deverá fornecer a autodeclaração, de que em nenhum momento tenha cursado parte do ensino médio em escolas particulares. Todos os candidatos optantes pela reserva de vagas deverão apresentar documentação que comprove sua condição de ter cursado o ensino médio somente em escola pública no Brasil.
Silvana disse, também, que os documentos exigidos para matrícula são: comprovante de cadastramento eletrônico (www.prograd.ufes.br); fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio completo ou curso equivalente; fotocópia do documento de identidade ou documento equivalente; fotocópia do título de eleitor e da prova da quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 anos; fotocópia do certificado de quitação com o serviço militar, quando for o caso; fotocópia do CPF e uma fotografia recente 3x4.
Os aprovados que se inscreveram na categoria I (professor em exercício) deverão comprovar o vínculo em instituição pública de ensino, emitido pelo respectivo setor de Recursos Humanos (RH) da prefeitura ou do Estado ao qual se vinculam. Além dos documentos listados acima, também serão exigidos dos candidatos aprovados pelo sistema de reserva de vagas: autodeclaração quanto à condição de preto, pardo ou índio, fornecida no momento da matrícula, a todos os candidatos classificados nesta modalidade pelo sistema de reserva de vagas.
José Geraldo (DRT-ES 2.141/07)
Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário