sexta-feira, 4 de julho de 2014

Dobra o número de atendimentos no Procon da Serra

Em 2014 mais de 6 mil pessoas foram atendidas
 Marcos Sacramento
O número de atendimentos do Procon da Serra no primeiro semestre deste ano aumentou mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2014 foram feitos 6.031 atendimentos, 3.136 a mais que no primeiro semestre de 2013, quando foram realizados 2.895. Os dados são do balanço semestral realizado pelo órgão.
Divulgação/ PMSForam realizados 6.031 atendimentos no primeiro semestre deste ano 
A quantidade de audiências aumentou em 81%. Nos seis primeiros meses do ano passado foram 796. Em 2014, o número de audiências foi 1.448. Os casos de mediação com acordo aumentaram mais de 100%, passando de 378 no ano passado para 763 em 2014.
Além dos atendimentos ao público, foram distribuídas, neste primeiro semestre, 1,5 mil cartilhas educativas, realizados cursos para fornecedores (comerciantes, empresários e lojistas) e palestras sobre Direito do Consumidor para servidores da Prefeitura da Serra.
“Além das penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, como a multa, através das reclamações e de ações fiscalizatórias, o Procon da Serra tem monitorado os dados e chamado empresas para tomar conhecimento das demandas e firmar compromisso de melhorar o atendimento ao consumidor”, explica a diretora do Procon da Serra, Mirtis Dettimamm Oliveira.
A diretora disse que no mês de março, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon notificou as 30 empresas que mais demandaram em 2013 e as advertiu sobre o número excessivo de reclamações. Elas se comprometeram em melhorar o atendimento. “Agora, com o fechamento do 1º semestre de 2014, compararemos os dados e verificaremos se as empresas melhoraram o índice de resolutividade dos casos”, completa.
Ranking
Das 30 empresas que mais demandaram atendimentos no órgão no primeiro semestre de 2014, os três primeiros lugares são de empresas de telefonia. As reclamações mais recorrentes são relativas à qualidade dos serviços prestados.
Empresas que comercializam produtos eletroeletrônicos e de móveis demandaram 2.020 atendimentos, representando 33,50% dos atendimentos no 1º semestre de 2014, enquanto em 2013 foram 997.
Serviços essenciais como de energia elétrica e água receberam neste primeiro semestre 1.588 reclamações, o que representa 26,33% do total deste primeiro semestre. No mesmo período do ano passado foram 717 atendimentos (24, 77% do total das reclamações).
Segundo Mirtis Dettimamm, o aumento no número de atendimentos e soluções de problemas pelo Procon deve-se às ações educativas e informativas realizadas pelo órgão de defesa do consumidor.
Outra medida adotada neste primeiro semestre foi a notificação a construtoras e empresas administradoras de condomínios devido ao elevado número de reclamações neste período. Foram registradas 176 demandas de cobrança antecipada de condomínio, taxa de corretagem ou atraso na entrega da obra. O Procon enviou correspondências recomendando que as empresas se adequem às normas da Defesa do Consumidor, evitando prejuízos aos consumidores e consequentes sanções por parte do órgão.

CRÉDITOS: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania | 04/07/2014

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