quarta-feira, 9 de julho de 2014

Crianças serão vacinadas contra hepatite A em Vitória a partir de segunda em Vitória

André Luiz Silva Sobral
Teste Hepatite C
Unidades de saúde vão vacinar crianças de 12 meses a menores de 2 anos contra a hepatite A
Todas as unidades de saúde de Vitória começam a vacinar crianças de 12 meses a menores de 2 anos contra a hepatite A nesta segunda-feira (14). A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar, aproximadamente, 4.160 crianças na capital para prevenção e controle da doença na fase adulta.
Inicialmente, a vacina será aplicada em dose única. Isso porque estudos demonstram que 90% das crianças apresentam anticorpos protetores após uma única dose da vacina. Entretanto, o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, irá monitorar a situação epidemiológica da hepatite A no país e avaliar a inclusão ou não de uma segunda dose.
A Semus já disponibiliza em suas unidades de saúde a vacina contra a hepatite B. A inclusão da vacina da hepatite A no calendário infantil de vacinação na rede municipal de saúde faz parte de um plano mais abrangente do Ministério da Saúde para prevenção e controle das hepatites virais.

Doença

A hepatite A é a inflamação (irritação ou inchaço) do fígado causado pelo vírus da hepatite. O vírus pode ser encontrado, principalmente, nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada. A forma de contágio é fecal-oral, por contato de pessoa a pessoa, ou por meio de água e alimentos contaminados.
A gravidade da doença depende da idade do paciente. Em crianças menores de 5 anos, a hepatite A é assintomática e a infecção se resolve naturalmente. Já em adultos, 70 a 95% das infecções resultam em doença clínica. Por isso, a importância da vacina ser aplicada na infância, para que na fase adulta já estejam protegidas.
A hepatite A não tem tratamento específico. A recuperação dos sintomas, após a infecção, pode demorar várias semanas ou meses. "A prevenção é a medida mais importante para seu controle. Por isso, a higiene das mãos ou na manipulação dos alimentos deve ser hábito constantes", orientou a referência técnica de imunização da Semus, Aline Cabidele.

Sintomas

Os sintomas da hepatite A começam entre a segunda e a sexta semana após a exposição ao vírus e, geralmente, são leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, além de fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia), são os sintomas mais frequentes.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário