terça-feira, 22 de julho de 2014

Centro de Referência DST/Aids realiza teste rápido de HIV e de outras doenças virais

IMG_3297

  • postado em 22 jul 2014
  •  
  • Por 
  •  
  • em Saúde – SEMUS
  •  
  • Fotos: Claudio Postay
  • Entre os serviços oferecidos está o de coleta de sangue para diagnóstico de doenças virais
    Entre os serviços oferecidos está o de coleta de sangue para diagnóstico de doenças virais
    A Aids diminuiu no mundo mas cresceu no Brasil. O alerta vem de um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na última semana, que precisou um aumento de 11% de infecções pelo vírus HIV no país, no período de 2005 a 2013. E o Espírito Santo, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registrou 33% de aumento em uma década, principalmente entre jovens de 15 a 24 anos e homossexuais do sexo masculino.
    Os números preocupantes revelam que a população anda descuidada na prevenção. “E também no diagnóstico. Muitos têm o vírus mas não sabem, espalhando ainda mais o alcance da infecção e comprometendo a própria saúde”, alerta Karina Zanella Pimentel Pessin, coordenadora do Centro de Referência DST/Aids. O órgão, localizado em Campo Grande, faz testagem rápida de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de promover apoio e acompanhamento a pacientes com HIV. O resultado sai em 15 minutos por meio de coleta de sangue a partir de uma picada no dedo. Lembrando que o teste também está disponível em todas as unidades de saúde.
    A média mensal do centro gira em torno de 1500 atendimentos, entre testagens rápidas, coletas de sangue e exames. Em torno de 20 casos por mês costumam ser positivos para o vírus HIV  (e também de outras doenças sexualmente transmissíveis). A falta de uso de preservativo nas relações sexuais continua sendo o maior fator de transmissão.
    Os profissionais também ligam o crescimento de casos de Aids  a uma postura de risco da nova geração. “Os mais jovens encaram a Aids como uma doença crônica na qual basta tomar a medicação e tudo estará certo. Mas, não é bem assim: os medicamentos vão mudar seu cotidiano, poderá haver reações já que é uma quantidade considerável de medicação e a qualidade de vida ficará comprometida. Aids continua sendo uma doença sem cura. A prevenção é o mais importante”, ressalta a coordenadora.
    Centro distribui gratuitamente preservativos masculino e feminino
    Centro distribui gratuitamente preservativos masculino e feminino
    Acompanhamento
    Equipe multidisciplinar do Centro de Referência acompanha atualmente 573 pacientes com HIV
    Equipe multidisciplinar do Centro de Referência acompanha atualmente 573 pacientes com HIV
    Atualmente, o Centro de Referência faz o acompanhamento de 573 pacientes com HIV. Eles têm à disposição, além da medicação retroviral (o coquetel) fornecida pelo Ministério da Saúde, um apoio de uma equipe multidisciplinar composta por um clínico para atender a demanda de HIV e hepatite, um ginecologista/obstetra, um urologista, um farmacêutico, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um assistente social, um cirurgião dentista, um auxiliar de serviço odontológico, um psicólogo, uma nutricionista, um fisioterapeuta, dois auxiliares administrativos, uma referência técnica e uma coordenadora.
    Um dos atendidos é o representante comercial G.J.H  (que preferiu não se identificar), 56 anos. Ele foi diagnosticado com HIV em 1992, após infecção numa transfusão sanguínea. Anteriormente, fazia o tratamento e pegava a medicação em Vitória. “A inauguração do Centro de Referência em Cariacica em 2005 foi ótima para mim. Não preciso ir tão longe para ter um medicamento e um serviço de qualidade que são os meus direitos. Até tratamento dentário eu já fiz ali. Mantenho uma disciplina para seguir com o mesmo ritmo de vida que teria se não tivesse a doença e estou conseguindo”, comemora.
    Serviço:
    Centro de Referência em DST/Aids de Cariacica
    Onde: Rua Luciano Lube, 21, Campo Grande. Referência: segunda rua à direita, depois do Hospital São Francisco. Em frente ao Eli instrumento Musical.
    Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 18h (testagens rápidas, de segunda a quinta, das 10h às 17h).
    Informações: 3346-6524
    O que oferece: 
    Além de atividades educativas e eventos de conscientização (Carnaval, Dia Mundial de Luta Contra AIDS, Hepatites Virais, Sífilis e Sífilis Congênita)
    IMG_3315
    Assistência médica e acompanhamento de pacientes também estão na pauta do Centro de Referência DST/Aids
    - Assistência ambulatorial (HIV/AIDS e Hepatites Virais)
    - Testagem de HIV, sífilis, hepatites B e C
    - Distribuição de medicamento antirretroviral, de infecções oportunistas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s)
    - Tratamento das DST’s
    - Aconselhamento individual
    - Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
    - Serviço de Atendimento Especializado (SAE)
    - Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT)
    - Palestras sobre DST/AIDS para empresas, presídios, escolas e unidades básicas de saúde
    - Treinamento de teste rápido
    - Distribuição de preservativos (masculino e feminino) e gel lubrificante

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário