quinta-feira, 3 de julho de 2014

Carros fumacê aplicam inseticida de madrugada para combater pernilongos

André Luiz Silva Sobral
Veículos de Combate a Dengue
Carros fumacê estão circulando por vários bairros da capital para pulverizar o inseticida Ampliar
O barulho e a picada do mosquito comum, ou pernilongo, incomodam bastante os moradores. Para combater esses insetos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou na madrugada desta quarta-feira (2) a aplicação do inseticida espacial, por meio do carro fumacê.
O produto químico foi aplicado nos bairros Conquista, Resistência, Andorinhas, Joana D’arc, Santa Martha e Itararé. A programação segue até o dia 11 em mais 27 bairros da capital. Veja a programação.
De acordo com o engenheiro agrônomo Raimundo Nonato Lima da Silva, do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), o inseticida que está sendo utilizado é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso em campanha de saúde pública. "O produto é aplicado em névoa e mata mosquitos adultos do tipo comum, ou pernilongo, como é chamado o inseto do gênero Culex e, também, o Aedes Aegypti, o mosquito da dengue", explica o engenheiro.
O pernilongo, apesar de não transmitir nenhum tipo de doença, tem uma picada dolorida e produz um “barulhinho” que incomoda muita gente. O Aedes Aegypti é o transmissor da dengue e, por isso, o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.

Fumacê

O fumacê é um carro que pulveriza o inseticida em névoa e mata os insetos adultos enquanto estão voando. O mosquito da família dos culicídeos tem hábitos específicos e tem sua maior atividade no crepúsculo. Para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, o CVSA realiza a aplicação do inseticida entre as 3 e 6 horas.
O mosquito se reproduz em criadouros com água parada e, apesar das ações de combate realizadas pelo CVSA, a participação da população na vistoria de suas residências é indispensável para o efetivo controle do mosquito.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário