terça-feira, 22 de julho de 2014

Alunos da escola publica municipal de São Mateus e comunidades do interior recebem atendimento odontológico.

16/07/2014 | Setor: Saúde

São Mateus hoje conta com dois projetos que oferecem atendimento odontológico para as crianças da rede publica e comunidades do interior.O Município possui dois consultórios móveis: uma van e um trailer.O trailer faz parte do Projeto Sorriso na Escola.O programa consiste em levar Educação, Prevenção e Tratamento às crianças com idade escolar de 1 a 12 anos. A educação e prevenção são realizadas em todas os CEIM’s e EMEF’s do município, independente da idade. O tratamento é realizado somente nas crianças de 6 a 12 anos. As escolas que possuem posto de saúde (ESF) com consultórios odontológicos, são atendidas pelo profissional deste posto na própria unidade de ensino, as demais, portanto, são atendidas pelo trailer.
A equipe de prevenção em saúde bucal visita cada escola três vezes ao ano, fazendo o trabalho de educação, prevenção e avaliando a condição bucal de cada criança para ser feito o tratamento curativo naquela que tem necessidade. Neste trabalho são distribuídos Cartilhas e kit de higienização (escova, creme dental e fio dental). São 24.000 kits anuais,oferecidos para os alunos. Cada aluno recebe um kit de 6 em 6 meses. O projeto teve início em junho de 2012 e para se ter uma ideia só no ano passado foram atendidas 1062 crianças com tratamento completo num total de 11.558 procedimentos odontológicos realizados.
A Van odontológica serve ao Projeto Sorriso na Comunidade. São atendimentos realizados nas comunidades do interior com difícil acesso dos cidadãos a sede do município. O consultório odontológico se desloca a essas localidades levando tratamento restaurador, prevenção e educação em saúde bucal.O atendimento tem duração de pelo menos uma semana em cada comunidade agendada previamente pelo agente de saúde da área.
São realizadas restaurações, extrações, profilaxia ( limpeza) em uma média de 12 pacientes por dia. De janeiro à junho deste ano foram visitadas 24 comunidades com atendimento a 1099 pacientes com um total de 5.282 procedimentos. O coordenador de saúde bucal, Samir Zogheib, informou que a Secretaria Municipal de Saúde está tomando providencias na intenção de contratar um especialista para atender crianças na faixa de 1 a 6 anos. Samir também disse que ainda no segundo semestre deste ano as escolas municipais da zona rural também serão contempladas com o programa.

 
3767-8545

Nenhum comentário:

Postar um comentário