segunda-feira, 7 de julho de 2014

Agricultores aprimoram conhecimento sobre cultivo de alimentos orgânicos

Produtores agrícolas de Cariacica participaram do Dia de Campo com foco na produção de banana orgânica na última terça-feira (27). O evento, em comemoração à Semana Nacional de Alimentação Orgânica, foi organizado pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), e do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


O Dia de Campo aconteceu na propriedade do produtor Cimar Antônio da Silva, em Sertão Velho. Os momentos de aprendizagens foram divididos em duas estações. Na primeira, sobre recomendações na adubação do solo, Edgar Formentini, técnico do Incaper, orientou os produtores quanto aos cuidados necessários na adubação da terra para garantir a qualidade no cultivo do alimento. Ele destacou que o solo é um ser vivo, onde existem milhões de microorganismo que geram matéria orgânica e o fazem ficar mais sadio. “É necessário também cuidar do solo e não apenas focar no pé de banana”, enfatizou.
Já na segunda palestra, referente às exigências legais no cultivo, na pós-colheita e na comercialização, o técnico da Associação de Certificação de produtos Orgânicos do Estado (Chão Vivo), Pedro Murilo, exemplificou o processo de obtenção da certificação do produto orgânico. “O primeiro passo é procurar um órgão técnico para fazer um plano de manejo e das práticas necessárias para o cultivo. Com a produção orgânica será possível fornecer o alimento de melhor qualidade, reduzindo alguns gastos no custo de produção, além de gerar um produto de maior valor nutricional para o consumidor e, principalmente, contribuir com a preservação do meio ambiente e na qualidade da saúde pois o agricultor e o meio ambiente não serão contaminados”, explicou.
O agricultor familiar, Antônio Pereira dos Santos, 70 anos, morador de Roda D’Água aproveitou para adquirir novos conhecimentos para utilizar na sua produção. Segundo ele, na prática, ela é orgânica, porém, ele ainda não tem a certificação do produto. “Já estou no processo para adquirir a certificação e acredito que até no final do ano eu terei o selo. Esse reconhecimento será um privilégio para mim”, espera. “Aprender não ocupa lugar. Ouvi muitas informações interessantes para o cultivo da banana. Eu tenho alguma coisa parecida mas não igual como foi apresentado. Pretendo avançar no trabalho e pelo menos ser um destaque na produção”, planejou.
Além do conhecimento técnico, houve a entrega dos certificados de conformidade orgânica a sete produtores do município. A Secretaria de Estado da Agricultura também concedeu quatro roçadeiras para auxiliar as associações que trabalham com a agricultura orgânica. Participaram da cerimônia o secretário da Seag, Ênio Bergoli, o secretário da Semag, Carlos Ceschin, entre outras autoridades estaduais e municipais.
 O secretário municipal de Agricultura destacou o exemplo do produtor Cimar Antônio da Silva. “Ele é um exemplo de produtor de banana orgânica, considerado um dos maiores da América Latina, segundo o levantamento do Incaper. Os agricultores estão de parabéns porque eles estão plantando e cultivando saúde para nós consumirmos um produto que é produzido em consonância e respeito ao meio ambiente”, exaltou.

Curtam nossa Fan page. 

APRODER – Associação de Produtores Rurais de Roda D’água e Região 
CNPJ – 10.765.276/0001-14
Estrada Principal s/n° - Roda D’água – Cariacica - ES
Tel.: (27) 3226-6054 / 99718-8405 - Presidente / 99876-8981 - Vice-Presidente
Facebook: Aproder – Associação de Produtores Rurais de Roda D’água e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário