quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nova compra de alimentos da agricultura para a merenda escolar em Cachoeiro

Escolas já receberam mais de 340 toneladas de alimentos do campo, por meio do programa



A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim faz neste mês uma nova chamada pública de compra direta da agricultura familiar para a alimentação escolar. O município pretende comprar 30 tipos de alimentos, entre frutas, verduras, raízes, folhas e produtos beneficiados pelas agroindústrias familiares da região.
Podem participar pequenos produtores de associações ou cooperativas, que devem entregar dois envelopes na sede da Comissão Municipal de Licitação, até às 9h do dia 30: um com os documentos comprovando a possibilidade de habilitação e outro com a proposta de preço para cada um dos itens oferecidos.
Essa é a oitava compra direta da agricultura familiar feita pela prefeitura para a merenda escolar. A ação é realizada desde 2009 e o município, que é pioneiro no estado, já investiu R$ 1.004.150,00 na aquisição de 344 toneladas de alimentos e 12 mil dúzias de ovos, que foram fornecidos por 202 produtores.
A iniciativa tem surtido bons resultados tanto no meio rural quanto na qualidade da alimentação servida nas escolas municipais. Os alimentos, que chegam frescos à rede municipal, possibilitam a oferta de cardápios mais saudáveis e balanceados, o que, também, contribui para a segurança alimentar no município. Em 2013, Cachoeiro recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que reconhece, em âmbito nacional, as boas práticas na gestão alimentação escolar.

Para os agricultores, há o aumento da possibilidade de emprego e renda no campo, evitando o êxodo rural. “Há casos de agricultores que deixaram de fazer serviços fora da propriedade rural para retornar às atividades agrícolas, tendo em vista a demanda de trabalho", conta a subsecretária de Agrodesenvolvimento da prefeitura, Edlene Barros.

"Além disso", continua, "estamos vendo a diversificação agrícola, principalmente com a implantação de agroindústrias artesanais no campo, com grande participação das mulheres, todas agricultoras familiares, tornando-as ativas na geração da renda familiar e melhorando a autoestima delas. Dos agricultores beneficiados com a compra direta, 32% são mulheres".
Serviço
Recebimento de propostas de agricultores para chamada pública:
Até às 9h do dia30 de maio, na Comissão Municipal de Licitação - Av. Brahim Antônio Seder, nº. 34, 2º. Andar – Ed. Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães” (Antigo Sesc) – Centro.


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário