terça-feira, 27 de maio de 2014

Faes busca ampliação de crédito rural

Objetivo é melhorar as condições de financiamento para incentivar o investimento nas propriedades rurais

A Faes está começando as negociações com os representantes estudais do Banco do Brasil. Com o objetivo de ampliar o crédito rural concedido pela instituição, a Federação busca uma mudança nas regras para o acesso ao crédito rural em casos de emergência ou calamidade pública, como
estiagens, chuvas ou alagamentos.

Atualmente, quando um produtor rural já possui um empréstimo ou financiamento no Banco do Brasil, ele só está autorizado a solicitar outro quando quitar este primeiro, mesmo que o valor do primeiro empréstimo não atinja o limite total liberado pelo banco. Em casos de estiagem, por exemplo, o produtor rural fica prejudicado, pois não consegue pagar a dívida existente e também não pode investir na propriedade.

Por esses motivos, a exemplo dos avanços conquistados no Rio Grande do Sul, a Faes tenta alterar a resolução que regulamenta a retirada de crédito rural. Neste Estado foi comprovado, por meio de pesquisa, que os produtores que conseguiam realizar mais retiradas junto ao Banco do Brasil investiam nas propriedades, aumentavam a área plantada e consequentemente quitavam ambos os financiamentos mais rapidamente do que aqueles que não conseguiam fazer a segunda retirada.

O presidente da Faes, Júlio Rocha, adianta que os órgãos competentes já foram acionados. “Fizemos uma reunião para ver a viabilidade para que aconteça o mesmo que o Rio Grande do Sul conseguiu. As negociações estão em andamento, mas ainda não obtivemos nenhum posicionamento. Já foram realizadas reuniões com o secretário da Agricultura, o superintendente do Banco do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e outros órgãos e estamos correndo atrás para facilitar a vida do produtor”, conta.


Mais informações:
Iá! Comunicação - (27) 3314-5909
Lohanna Mendes – 99825-0283 / lohanna@iacomunicacao.com.br
Gabriela Jannotti –  99524-1624 / gabriela@iacomunicacao.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário