sexta-feira, 30 de maio de 2014

Semana de Alimentos Orgânicos incentiva alimentação saudável na Grande Vitória e municípios do interior


30/05/2014 - 10h29min


Uma semana de atividades de conscientização e incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. Desde a última segunda-feira (26), têm ocorrido palestras, debates e ações que integram a Semana de Alimentos Orgânicos. Realizada há 10 anos, a edição deste ano trouxe à tona o tema “Melhor para a vida de todos. Do planeta”, e conta com atividade nos municípios da Grande Vitória e interior.

Na Grande Vitória, já ocorreu o Dia de Campo de banana orgânica, em Cariacica, bem como palestras sobre o tema. Uma feira de produtos orgânicos foi inaugurada em Colina de Laranjeiras, na Serra, nesta quinta-feira (29).

Neste sábado (31), haverá a exibição do filme “Brasil Orgânico”, na Feira Orgânica da Praia da Costa, em Vila Velha, a partir das 8h. No domingo (01), ocorrerá a I Caminhada em Defesa dos Alimentos Orgânicos, na Praia de Camburi, em Vitória.

A 10ª Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Comissão de Produção Orgânica do Espírito Santo (Cporg-ES).


Atividades no interior
Em Santa Teresa, o Núcleo de Desenvolvimento Agroecológico do Ifes realizará, nesta sexta-feira (30), uma visita orientada às unidades demonstrativas de produção orgânica do município, a fim de conhecer as técnicas de compostagem, adubação verde, biofertilizantes, hortaliças tradicionais, plantas medicinais e agroflorestas.

Também nesta sexta-feira (30), ocorrerá em Nova Venécia uma visita de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da escola Dom Daniel Comboni às propriedades certificadas de Gilmar e Carlos Alberto Cesconeto. No sábado (31), haverá um café da manhã com produtos orgânicos no espaço “Orgânicos e Cia”.

Em Nova Venécia, o Incaper, em conjunto com a Prefeitura, Paróquia São Marcos e a Associação Veneciana de Agroecologia, organizou a Semana Municipal do Alimento Orgânico. Além de oficinas sobre práticas de alimentação saudável e projeto Cores da Terra para estudantes de escolas municipais, houve visitas a produtores agroecológicos do município.

De acordo com o chefe do escritório local do Incaper, Welington Marré, o objetivo das atividades da Semana é divulgar e, sobretudo, conscientizar o consumo saudável de alimentos. “Nosso foco de atuação foi o trabalho com os jovens, pois a maioria são filhos de agricultores que vêm estudar na cidade. Orientamos as famílias desses jovens nas propriedades, mas observamos que seria importante um trabalho educativo diretamente nas escolas”, explicou Welington.

Ele também disse que, atualmente, os agricultores de produção orgânica do município de Nova Venécia integram a Associação Veneciana de Agroecologia, composta por 30 produtores. “O Incaper tem o projeto de estruturar um espaço físico para comercialização de produtos orgânicos. Além disso, executa o projeto Ater Sustentabilidade, do Ministério do Desenvolvimento Agrária, pelo qual atende 300 famílias no município. Nosso objetivo é, ao final de três anos, ampliar o número de agricultores que trabalham com agroecologia”, disse Marré.

Ele também informou que outra ação desenvolvida em Nova Venécia é a unidade de demonstração de café orgânico no assentamento Córrego Alegre, feita com orientação do Instituto.


 Produção orgânica do ES

Atualmente, há 300 produtores rurais orgânicos certificados e 1.300 com práticas agroecológicas, sendo 300 já em transição para a produção orgânica. São produzidas 2.800 toneladas por mês de alimentos orgânicos no Estado, sendo 50% de frutas e 50% de olerícolas. Em fase de transição para a produção orgânica, a produção é de 10.000 toneladas de alimentos por mês. A produção orgânica capixaba está presente em 40 municípios.


Onde encontrar

Atualmente, há 50 pontos de venda de produtos orgânicos no Espírito Santo, entre eles, supermercados, feiras livres, lojas especializadas e feiras especializadas. Na Grande Vitória, existem oito feiras orgânicas em funcionamento:

Feira de Produtos Orgânicos de Barro Vermelho (Vitória)
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da EMESCAM
Horário de Funcionamento: sábado – 06h às 12h

Feira de Produtos Orgânicos de Jardim Camburi (Vitória)
Endereço: Avenida Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Ize Mendes, próximo à Faculdade Estácio de Sá.
Horário de Funcionamento: sábado – 06h às 12h

Local: Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa (Vitória)
Endereço: Estacionamento da Praça do Papa – Enseada do Suá
Horário de Funcionamento: quarta-feira – 17h às 21h

Local: Feira de Produtos Orgânicos de Val Paraíso (Serra)
Endereço: Estacionamento do antigo Serra Bela Clube – Valparaíso – Serra – ES (ao lado da biblioteca pública municipal)
Horário de Funcionamento: terça-feira – 17h às 21h

Local: Feira de Produtos Orgânica de Serra Sede (Serra)
Endereço: Praça de Encontro
Horário de Funcionamento: terça-feira – 17h às 21h


Local: Feira Agroecológica de Cariacica
Endereço: Praça John Kennedy (Praça do Parque Infantil) – Campo Grande
Horário de Funcionamento: sábado – 06h às 12h

Local: Feira de Produtos Orgânicos da Praia da Costa (Vila Velha)
Endereço: entre as ruas XV de Novembro e Henrique Moscoso, em baixo da Terceira Ponte
Horário de Funcionamento: sábado – 06h às 13h

Local: Feira de Produtos Orgânicos de Colina de Laranjeiras (Serra)
Endereço: Praça Central
Horário de funcionamento: Quinta-feira,  16h às 20h

 Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld - assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário