quarta-feira, 28 de maio de 2014

Especialistas falam sobre incubadoras de empresas em seminário em Cachoeiro

Hedryk Daijó, do Paraná, apresentará trabalho na incubadora Santos Dumont

Dois especialistas em gestão de incubadoras de empresas, reconhecidos nacionalmente pelos trabalhos que desenvolvem, são os palestrantes do II Seminário Regional Sul Capixaba de Inovação, nesta quinta-feira (29), em Cachoeiro de Itapemirim.
O gerente de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Hedryk Daijó, vai abordar o trabalho da incubadora Santos Dumont, do Paraná. E o diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), Sérgio Risola, falará sobre a Incubadora de Base Tecnológica de São Paulo – USP/Ipen, considerada a maior da América Latina.
O objetivo do evento, que começa às 18h, no Perim Center, com entrada franca, é discutir metodologias de gestão de incubadoras, instituições que auxiliam no desenvolvimento de empreendimentos inovadores, a partir da garantia de serviços especializados, orientação e consultoria, além de espaço físico, infraestrutura técnica, administrativa e operacional.
O público participante também poderá conhecer mais sobre as políticas municipais, estaduais, federais e privadas de fomento à criação de incubadoras e o papel delas no desenvolvimento regional.
As 384 incubadoras de empresas que existem no país são responsáveis por mais de 2,5 mil empreendimentos graduados, ou seja, que já saíram do ambiente de incubação e se estabeleceram no mercado. Eles faturam R$ 4,1 bilhões por ano e empregam quase 30 mil pessoas. As atuais 2.060 empresas incubadas têm faturamento de aproximadamente R$ 533 milhões e mantêm mais de 16 mil postos de trabalho.
“A ideia é difundir o conhecimento sobre o tema, e ampliar a percepção dos meios pelos quais algumas organizações lidam com a complexidade obtendo bons resultados sociais, econômicos e ganhos de competitividade, com a criação da incubadora de empresas”, explica o coordenador do seminário e subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Cachoeiro, Alexandre Gasparini.
O II Seminário Regional Sul Capixaba de Inovação é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, em parceria com a prefeitura de Cachoeiro.
O evento tem o apoio do Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional, Cietec, Tec Vitória, Dataci, Centro Universitário São Camilo - ES, Unes, Facastelo, FDCI, Faccaci, Ifes – Campus Cachoeiro, Unopar – Polo Cachoeiro, Unip - Polo Sul Capixaba e Yes Alternativo, e patrocínio da Viação Itapemirim e da Sul Outdoor Mídia Exterior.
Currículos dos especialistas 

Hedryk Gensen Daijó
Formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC - RJ e Gestão de Negócio pelo ESPM – RJ, trabalha na geração e desenvolvimento de negócios inovadores, principalmente com temas ligados a energia, meio ambiente, turismo e tecnologia da informação. Teve atuações como gestor de projetos e planejamento financeiro de grandes empresas, como Vale S.A. e Vale Inco, e em outras empresas do setor de mineração e agrobusiness. Atualmente é gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios e da Incubadora Santos Dumont, do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Sérgio Wigberto Risola
Formado em Ciências Jurídicas, possui extensão em Administração pela USP e especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp. Professor Apoiador do mestrado e extensão da FEA/USP. É, desde 1997, o CEO do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), entidade gestora da maior incubadora de empresas de base tecnológica da América Latina. Foi assessor jurídico do Banco Central do Brasil de 1974 a 1976, fundador e superintendente da Anfacer e participante do Comitê Internacional da ISO. Fundador e participante SG7 do Mercosul. Assessor da Presidência da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e conselheiro atual. Atualmente, também, é diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).   


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário