sábado, 31 de maio de 2014

AGROTURISMO EM SANTA TERESA, UM NOVO PASSO E UM NOVO CAMINHO

                 
                  Sábado, 31 de maio de 2014, o Agroturismo capixaba tem mais uma data importante, um marco, um divisor de águas e uma nova forma de trabalhar e caminhar. Em Santa Teresa, terra sagrada que nos deu a figura de Augusto Ruschi, o grande companheiro da Natureza, agora começa a trilhar novos tempos no Agroturismo.
                  A Cantina Mattiello, conduzida por Viviane e Eliton recebeu dois grupos de turistas, vindos de Aracruz de uma forma diferente da que faziam até o dia anterior. O grupo teve uma acolhida de forma diferente: uma visita programada onde as informações sobre o trabalho desenvolvido passou a ser sistematizado. O tour pela cantina vai até a parte onde são processados os vinhos, que são degustados e os turistas passam a conhecer o dia a dia das pessoas que ali trabalham. Um determinado valor é cobrado individualmente. A degustação é acompanhada por queijos e pastas, tudo feito com produtos da região.
                 O novo passo dado é na realidade um somatório de esforços de toda uma comunidade, porque além dos vinhos produzidos pela Cantina Mattiello, nos acompanhamentos aparecem a produção de várias famílias da região, são parcerias que vão sendo efetivadas e levadas até aos turistas. É um trabalho onde o esforço individual de cada pessoa aparece e é remunerado. Todos, eu sei bem, querem e lutam todos os dias para permanecer no seu local de origem.                                                  Lá na Cantina Mattiello encontramos café, queijo, massa, doce, biscoitos, vinhos, cachaça e licores - vindos de produtores e produtoras da região.
                O primeiro passo dado pela Cantina Mattiello, certamente é o início de uma caminhada. O exemplo é o registro da capacidade da comunidade capixaba e em especial do povo trabalhador de Santa Teresa, que a cada dia vai escrevendo a sua história e acrescentando novos fatos numa caminhada iniciada lá no século XIX.                
                A minha vontade era de ter estado em Santa Teresa no início da tarde de 31 de maio, quando o primeiro grupo chegou e foi recebido por Viviane e Eliton, bem como toda família.                      As três fotografias que seguem este texto eu as recebi no início da noite. Elas representam muito bem o fato histórico.
                                        Na primeira o grupo que vai ficar marcado como os que abriram as portas.
                                        Na segunda o grupo recebe informações sobre o processo de produção.
                                        Na última a capacidade e de trabalho do pessoal da Cantina Mattiello


                   AGROTURISMO EM SANTA TERESA, UM NOVO PASSO E UM NOVO CAMINHO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário