sexta-feira, 30 de maio de 2014

Atividades técnicas sobre a cultura do milho são realizadas em Ibiraçu e Divino de São Lourenço

29/05/2014 - 17h08min

Incaper

Os municípios de Ibiraçu e Divino de São Lourenço vão ter o milho como principal tema de discussão nesta sexta-feira (30). O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com as prefeituras dos municípios, irá realizar um dia especial da cultura do milho “Incaper 203”, em Ibiraçu, e uma reunião técnica sobre produção de milho crioulo e a distribuição de sementes, em Divino de São Lourenço.

Em Ibiraçu, o dia especial da cultura do milho “Capixaba Incaper 203” vai ser realizado no Complexo Cultural Roque Peruchi, a partir das 9h. Serão apresentados para os participantes os resultados obtidos do trabalho em parceria entre o Incaper e a prefeitura envolvendo o milho. Haverá também uma palestra sobre a variedade “Capixaba Incaper 203”, quando serão repassadas informações sobre os cuidados necessários para o cultivo, a colheita e a pós-colheita do grão.

Serão distribuídos 1.200 kg da semente para cerca de 250 agricultores locais previamente cadastrados. “Os produtores cadastrados vão receber um produto de qualidade, resistente a pragas e doenças e que demanda um baixo custo de produção”, afirmou o pesquisador do Incaper, Márcio Adonis.

O milho “Capixaba Incaper 203” tem como principais características o alto valor nutritivo, resistência às principais pragas e doenças, alta produtividade, grãos duros, estabilidade de produção e a possibilidade de aproveitamento das sementes por até três plantios. Além disso, a variedade pode ser aproveitada na culinária. Os grãos duros e a cor vermelho-alaranjada favorecem a produção de alimentos caseiros, além de, quando usado na alimentação de galinhas, os ovos e a carne apresentam pigmentação mais avermelhados, o que é mais apreciado pelos consumidores.

No município da região do Caparaó, a reunião vai ser realizada às 9h na Casa do Agricultor. O evento é uma demanda dos produtores do município. “Na reunião, vamos passar orientações aos produtores, orientações técnicas sobre os cuidados que devem ser tomados nos processos de adubação, colheita e pós-colheita do milho crioulo”, afirmou o extensionista do escritório local do Incaper, Ricardo Eugênio.

Além disso, serão distribuídas sementes do milho crioulo para os agricultores locais. “A distribuição é uma parceria com a prefeitura, que começou ano passado. No nosso município, quase toda a produção é de origem familiar e esses agricultores buscavam uma semente cujo cultivo fosse mais barato. Então, no ano passado, 80 produtores receberam 5 kg cada da semente do milho da variedade crioulo, livre para produzir. Quem recebeu as sementes ficou com o compromisso de devolver 10 kg do montante que produzisse, e o que foi devolvido vai ser distribuído para outros agricultores este ano”, ressaltou Ricardo.

Ricardo Eugênio explicou ainda a vantagem da produção do milho da variedade crioulo e também a importância da distribuição para os agricultores da região. “O crioulo é uma variedade de custo inferior a outras por que é bastante resistente à seca e a deficiências nutricionais, diminuindo o custo da sua produção. A distribuição é importante, pois os agricultores que recebem são de origem familiar e podem usar o milho como subsistência, para alimentar os animais e até vendê-lo, tendo assim uma renda extra”, explicou.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário