terça-feira, 27 de maio de 2014

Vitória participa de Congresso de Secretarias de Saúde a partir de domingo


Samira Gasparini
Tabagismo
Trabalhos voltados para o controle do tabagismo serão apresentados no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem nove trabalhos selecionados para apresentar no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na "Mostra Brasil aqui tem SUS – 2014", que acontecerá este ano no Pavilhão de Carapina, na Serra (ES), entre domingo (1º) e o dia 4 de junho.
Trata-se de um dos maiores eventos de saúde do Brasil e trará a discussão sobre o tema "Necessidade de financiamento do SUS: desafios de ontem e de hoje".
Os trabalhos foram selecionados pelos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e serão apresentados na Mostra, sendo que um deles está inserido na "Roda de Conversa".
Dentro do objetivo do evento, que é o de propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, os profissionais tiveram a oportunidade de inscrever seus trabalhos e, ainda, irão concorrer à premiação. Cinco experiências com indicação para a "Roda de Conversa" serão selecionadas, uma por cada região do país, para publicação na edição especial da Revista do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A Roda de Conversa é um espaço destinado à apresentação oral dos trabalhos selecionados e será realizada dentro da programação do Congresso, nos dia 2 e 3, sempre das 9 às 13 horas e das 15 às 18 horas. Após cinco apresentações será aberto espaço para debates.
"O objetivo é estimular, fortalecer e divulgar as ações do nosso município, além da troca de experiências. Por isso, a satisfação de saber que nossos profissionais irão participar de um evento tão importante e mostrando o que, na prática, já é sucesso em Vitória", disse a secretária executiva da Semus, Fabiane Lima Simões.

Gestores

O Congresso, que acontece todos os anos, reúne milhares de gestores municipais e estaduais, trabalhadores do setor de saúde, pesquisadores, usuários dos serviços e interessados no tema "saúde pública brasileira". Além de promover a troca de experiências, o Conasems procura, sempre, discutir as políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o fortalecimento dos municípios.
Trabalhos selecionados
  • Grupo Mudar Agora
  • Intersetorialidade em busca do atendimento em rede para o abrigo municipal e pessoas em situação de rua no território da UBS Dr. Carlito V. Schilgen – Jabour
  • Matriciamento em Saúde Bucal
  • Oficina de Talentos, uma estratégia de promoção de saúde
  • A Trajetória das Ações controle do Tabagismo no Município de Vitória
  • A Importância do Vínculo nas Ações de Controle do Tabagismo da Unidade de Saúde das Família de Santa Marta
  • Plantando Saúde e Colhendo Cidadania na Atenção Básica do Município de Vitória: 23 anos do programa municipal de plantas medicinais e fitoterápicas no SUS
  • Processo de Implantação dos NASF no município de Vitória: utilizando a potência dos espaços coletivos para a mudança de práticas
  • Jardim Terapêutico – Na busca pela interação de saberes para integralidade do cuidado.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário