quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mudanças climáticas são debatidas por técnicos da Grande Vitória em seminário

Yuri Barichivich
Ventania derruba árvores em Vitória exigindo ação rápida da SEMSE
Ventania derrubou árvores em várias vias da capital em maio do ano passado
O que fazer diante do desafio das mudanças climáticas? A resposta para essa e outras perguntas será apresentada no Seminário Municipal de Políticas Públicas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece nesta quinta-feira (29), das 8 às 16 horas, no auditório do Sindicato dos Professores (Sindpro), na rua Ulisses Sarmento, nº 24, edíficio Leon Trade Center, na Praia do Suá. O evento é aberto ao público.
Participam do evento, que é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), técnicos de meio ambiente e da Defesa Civil das prefeituras da Grande Vitória, com o objetivo de capacitar os profissionais para atuar nas cidades em relação a esse fenômeno.
O gerente de Mudanças Climáticas do Rio de Janeiro, Nelson Franco, vai abrir o seminário, às 8h50, apresentando a experiência da sua cidade no enfrentamento a essa questão.

Inventários

Também serão debatidos temas como Conceitos de Mudança Climática, com a mestre em Engenharia Ambiental Gabriela Caiuby; Ações e Adaptação de Defesa Civil, com o engenheiro de treinamento da Defesa Civil Marcelo Abelheira; e como elaborar inventários de emissões de gases de efeito estufa.
Para o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Cleber Guerra, esse tema vem sendo inserido na agenda das políticas públicas, sendo necessário que as cidades se preparem, cada vez mais, para os impactos referentes desses eventos externos.
Ventania, chuvas torrenciais e aumento significativo de temperatura são algumas das consequências das mudanças climáticas.
Programação
8 às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 8h50 – Abertura
8h50 às 9h40 – Política Climática do Rio de Janeiro – Nelson Franco
9h40 às 10h20 – Conceitos de Mudanças Climáticas – Gabriela Caiuby
10h20 às 10h40 – Intervalo
10h40 às 12h40 – Ações de Adaptação de Defesa Civil – Marcelo Abelheira
12h40 às 13h40 – Intervalo
13h40 às 15h40 – Conceitos e Metodologia para a elaboração de Inventário de Emissão de gás efeito estufa.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184

Nenhum comentário:

Postar um comentário