sexta-feira, 30 de maio de 2014

Servidora da Saúde de Vila Velha lança livro sobre história do Hospital Dr. Pedro Fontes



“No Hospital Colônia, como também era conhecido o hospital Dr. Pedro Fontes, presenciamos toda a carga de preconceito a que os pacientes estavam sujeitos. Eu mesma tive de fazer a renovação de título eleitoral de vários deles porque o cartório eleitoral se recusava a enviar um funcionário até o local. Também tive de peregrinar pelos bancos de Cariacica para convencer os gerentes de que os pacientes, medicados, não transmitiam hanseníase e por essa razão tinham o direito de eles mesmos irem ao banco sacar sua aposentadoria”.

O relato é da assistente social Alda Vieira, uma das autoras do livro Hospital Dr. Pedro Fontes- antiga Colônia de Itanhenga, a ser lançado no dia 2 de junho, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Pública Estadual. Alda é  coordenadora da atenção primária da Secretaria de Saúde de Vila Velha, e juntamente com a também assistente social, Dora Martins Cypreste, relata no livro as experiências vividas no hospital ao longo de 10 anos de trabalho.

Em 120 páginas, Alda e Dora revelam histórias emocionantes de pacientes que viveram durante muito tempo segregados, pelo fato de serem portadores de hanseníase.  Na época os internos eram marginalizados com o termo pejorativo “leprosos”. Hoje o Hospital Dr. Pedro Fontes já não funciona como colônia de portadores da hanseníase, mas na região ainda vivem ex-internos.

 
Prisão - Alda diz ainda que não é incorreto dizer que o hospital era uma espécie de presídio. “Os internos não tinham autorização para sair. Vivenciei a cena de uma mãe que teve o filho retirado de seus braços após o parto e levado para um local afastado, do qual ela só tinha acesso de longe para ver o crescimento da criança. Quem não respeitava as regras era preso. Havia uma cela no hospital para os infratores. Além de mutilados pela doença, o que por si só era um peso muito grande, eles eram segregados, vivendo à margem dos olhos da sociedade”, completa a assistente social.
 
A primeira edição do livro Hospital Dr. Pedro Fontes- antiga Colônia de Itanhenga é de mil exemplares, sendo que 200 serão distribuídos no lançamento.
 
Serviço

 
Servidora da saúde de Vila Velha lança livro sobre história do Hospital Dr. Pedro Fontes
 
Quando: 02 de junho - segunda-feira, às 19 horas
 
Onde: Auditório da Biblioteca Pública Estadual - Avenida João Batista Parra, 165 - Praia do Suá,- Vitória-ES.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Velha
Emerson Cabral
Tel. (27) 3388-4170 / 99747-4037

Nenhum comentário:

Postar um comentário