segunda-feira, 26 de maio de 2014

Anita Prestes faz palestra sobre os 90 anos da Coluna Prestes



No dia 28 de maio, a historiadora Anita Prestes estará em Vitória para a palestra "A atualidade da Coluna Prestes: 90 anos depois", repercutindo o movimento de militares liderado por seu pai, Luís Carlos Prestes nos anos 20, denunciando a pobreza e o descaso dos políticos no Brasil.

A palestra acontece no Cine Metrópolis, na Ufes, a partir das 19h. O evento é organizado pela Casa da América Latina do Espírito Santo com apoio do Sindiupes, Secretaria de Cultura da Ufes, Laboratório de Estudo em História Política e das Ideias (Lehpi), Levante Popular da Juventude, Editora Expressão Popular, Rádio Universitária e programa Soy Loco Por Ti.

Filha dos históricos militantes comunistas Luis Carlos Prestes e Olga Benário, Anita Leocádia Prestes nasceu num campo de concentração da Alemanha de Hitler. Graças a uma campanha internacional, pode ser entregue a sua avó depois do período de amamentação. Sua mãe, Olga, terminaria morta em uma câmara de gás. Anita seguiu os passos dos pais na militância e formou-se como doutora em História Social, tornando-se professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Confira abaixo uma breve entrevista com Anita Leocádia Prestes:

Como a história de vida de seus pais influenciou em sua trajetória política e profissional? 
Fui criada numa família de comunistas e desde cedo conheci e admirei a história dos meus pais. Modestamente, sempre procurei seguir o exemplo deles de dedicação à causa da emancipação da humanidade da exploração capitalista, de participação na luta por mundo melhor, com justiça social e liberdade para todos, por um futuro socialista. 

Qual a importância histórica da Coluna Prestes e o que ela pode ensinar para os dias de hoje? 
A Coluna Prestes revelou a capacidade de luta do povo brasileiro e nisso reside sua atualidade. Mostrou que, no desenrolar das lutas populares, quando surgem lideranças autênticas, capazes de captar os seus anseios, torna-se possível mobilizar, organizar e conduzir os trabalhadores pelo caminho de transformações revolucionárias. Nos dias de hoje, tais transformações terão que apontar para o socialismo – única solução definitiva para os males que afetam os povos do continente latino-americano. 

Casa da América Latina - ES, subsede Espírito Santo - CAL-ES
Rua: Drº Eurico Aguiar, 541 – sala 303, Santa Lúcia– Vitória (ES) – CEP.: 29056-200
Telefone Contato: (027) 99933-9196  -  E-mail: casadaamericalatinaes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário