quarta-feira, 28 de maio de 2014

Carretela abre Festitália 2014 em Alfredo Chaves

Um final de semana tipicamente italiano, com pratos típicos, vinho, shows e apresentações culturais. Assim estará Alfredo Chaves no período de 13 a 15 de junho, quando acontece mais uma edição da tradicional Festitália. A Carretela italiana irá abrir o evento com apresentação da cultura pela avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, a partir das 19h30min. A organização é da Associação Aveneta de Alfredo Chaves (Avêneta) com apoio da Prefeitura.
O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877, responsáveis por uma cultura marcante no município e que representa a descendência de mais de 70% dos moradores.
A Carretela Italiana abre as atividades na sexta (13), a partir das 19h30min, no Centro da cidade. Muito vinho e apresentação das culturas locais irão compor o desfile. Já nos demais dias as atividades acontecem no parque de exposição Reginaldo Roque Giori. A entrada para todos os dias é gratuita.
Na programação consta o famoso torneio de mora (um jogo típico da Itália, e que hoje ainda é realizado na língua oficial em diversas comunidades do município), show com bandas italianas, apresentação grupos de dança, missa, benção da polenta e show com a banda alfredense de música italiana Gioco di Mora, Musical Prateado e a banda Gang Lex. O show de encerramento fica por conta da banda Nova Geração.
Durante todo o evento será comercializado pratos típicos da cozinha italiana e apresentação  de diversas engenhocas como a polenta móvel, vinhocicleta e polentopéia, criadas especialmente para o evento.
De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, a festa tem como foco evidenciar a cultura que ainda é conservada por diversas famílias no município. “Será um fim de semana especial, onde todas as famílias, mesmo com descendência de outras etnias poderão se divertir apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.

Programação:
Sexta (14) – Centro da cidade
19h30min- Carretela Italiana na avenida Getúlio Vargas - Centro
21h- Show italiano com a banda Gioco Di Mora
23h- Show com Os Avulsos

Sábado (15) – Parque de Exposições
20h- Abertura e jogo de mora
21h- Grupo Folclórico Piccolo Pavone
21h30min- Paschol Cominoti e Banda
23h- Super show com Gang Lex
01h- Show Musical Prateado

Domingo (16) - Parque de Exposições 
10h- Missa campal com Benção da Polenta
11h- Almoço Típico
14h- Grupo de dança Granelli del Monti
14h30min- Grupo Folclórico Piccolo Pavone
15h30min- Tradição Sertaneja
18h- Fábio e Milena
20h- Banda Nova Geração  





Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411

Nenhum comentário:

Postar um comentário