quinta-feira, 29 de maio de 2014

Fiscais da Sedec que vão atuar na Ação Cidade Limpa vão às ruas nesta sexta


Diego Alves
Curso de capacitação dos fiscais da Sedec na Lei Municipal que rege o Código de Limpeza do Município
Fiscais da Sedec passaram por curso preparatório para a Ação Cidade Limpa na Escola de Governo de Vitória Ampliar
Diego Alves
Curso de capacitação dos fiscais da Sedec na Lei Municipal que rege o Código de Limpeza do Município
Curso teve o objetivo de capacitar os servidores para atuar nas ações de fiscalização contra o descarte irregular de lixo Ampliar
O grupo de seis fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) que está participando do curso preparatório para reforçar a Ação Cidade Limpa vai realizar uma aula prática nesta sexta-feira (30), a partir das 8 horas, na avenida Reta da Penha.
Eles vão se juntar às equipes da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) e aos agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal para ajudar na fiscalização contra o descarte irregular de lixo nas ruas da capital.
Esta quinta (29) foi o último dia de aula teórica do curso, que aconteceu na Escola de Governo de Vitória (EGV). O objetivo foi preparar os fiscais para agir de acordo com a lei municipal 5.086/2000, que rege o Código de Limpeza do Município de Vitória. Os facilitadores foram da Gerência de Fiscalização da Semse.
"O curso terá, ao todo, 20 horas. Foram 16 horas em sala de aula e as quatro horas de prática serão na rua, que é uma vivência muito importante. Eles estão empolgados e superaram nossa expectativa", explicou o gerente de Fiscalização da Semse, Alex Pereira.
"A parte teórica foi muito produtiva e os fiscais colocarão em prática o que foi aprendido em sala de aula. Eles vão somar a vivência que já tinham às novas informações e poderão agregar mais força e rigor para deixar a cidade mais limpa e organizada", comentou o coordenador de Fiscalização, Chelston Amorim.

Expectativa

O fiscal da Sedec Fabio Freire aprovou a iniciativa. "O curso ficou bacana. Abre os horizontes dos fiscais. Estávamos focados em outro setor, então esse aprendizado ajuda e nos dá argumentos. Abriu mais uma porta, pois conhecemos outra vertente da legislação. Veremos de perto na aula prática o que ouvimos. Mas vamos começaremos com um trabalho de orientação", comentou.
"O curso foi ótimo. O grupo ficou empolgado. Eles nunca pensaram no lixo a partir desse foco. E foi proveitoso ampliar a visão de cada um deles. O que muitos acham que é só um 'lixinho' é algo bem maior. E agora eles estão preparados para aplicar a lei", contou o fiscal Gercio Bittencourt Soares Junior, que é um dos facilitadores do curso.
De acordo com o secretário municical de Serviços, Alex Mariano, os seis fiscais atuarão junto à Semse na Ação Cidade Limpa a partir da próxima semana.

Ação

A ação prevê rondas com a viatura da Guarda Municipal e a pé em vários locais designados pelo cronograma elaborado pela Semse para fiscalizar o descarte irregular de lixo nas ruas. Em caso de flagrante delito e recusa em reparar o dano, o infrator tem que assinar o auto de infração e pagar multa de R$ 254,00.

Balanço

O projeto já fez 328 abordagens educativas e flagrou 31 episódios de descarte irregular de lixo. Dos flagrantes, apenas três casos foram de multa, nos bairros Praia do Canto e Goiabeiras.
Os bairros que já receberam a ação foram: Centro, Praia do Canto, Enseada do Suá, Praia do Canto, Mata da Praia, Barro Vermelho, Santa Lúcia, Jardim Camburi, Jardim da Penha e Goiabeiras.
André Sobral
Ação Cidade Limpa
Equipes abordam moradores e explicam como funciona a Ação Cidade Limpa
Elizabeth Nader
Funcionários da PMV no mutirão contra dengue no bairro Goiabeiras
Ação visa coibir o descarte irregular de lixo e entulhos nas vias públicas
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3382-6129 / 98849-6300

Nenhum comentário:

Postar um comentário