sábado, 24 de maio de 2014

QUANDO A IMPRENSA DO ESPÍRITO SANTO VAI RECONHECER O TRABALHO DO JORNALISTA JANC, CRIADOR DA COPA GAZETINHA?


O mais recente sucesso de atleta egresso da Copa Gazetinha é o capixaba MAXWELL, convocado para a Seleção Brasileira de Futebol para o Mundial deste ano de 2014.
Mas a nossa imprensa parece desconhecer a figura e o trabalho do JANC.

Veja como tudo começou.

Tudo começou na praia
A Copa A Gazetinha de Futebol Infanto-Juvenil foi criadapelo jornalista José Antônio Nunes do Couto, o JANC, em 1976 e é uma promoção do jornal A Gazeta. Hoje, o jornalista confessa não ter imaginado que, ao criar a Copa A Gazetinha, estava inventando uma competição que cresceria tanto. Tudo começou com uma capa colorida da edição do dia 6 de dezembro de 1975 do suplemento A Gazetinha, anunciando o "1º Torneio de Futebol de Praia Infanto-Juvenil". A competição foi disputada por 12 times de vários bairros da Grande Vitória. O primeiro jogo reuniu a equipe da Desportiva Ferroviária e a que tinha o nome do então vereador Gerson Camata, que venceu por 2x0. As demais equipes participantes foram Cruzeiro, Guarani de Goiabeiras, Benfica, Estrelinha, Panorama, Goiabinha, Copinho, Rio Branquinho, Nacional e Tamoio. Os jogos foram realizados no Aterro da Condusa, onde hoje é a Praça dos Namorados. Classificaram-se para as finais Guarani, Panorama, Copinho e Desportiva. O Guarani garantiu a vaga ao vencer o Panorama por 1 a 0, gol de Maurílio. A Desportiva derrotou o Copinho por 4 a 3, nos pênaltis. Na disputa do terceiro lugar deu Copinho 4 a 0 sobre o Panorama.

Mais algumas informações sobre a Copa Gazetinha criada pelo JANC.

O futebol capixaba que deu certo
Este é o título de uma reportagem sobre a Copa A Gazetinha publicada no jornal A Gazeta e ele diz uma verdade sobre a competição. Afinal, se o futebol profissional capixaba não consegue se firmar no cenário local e nacional, a Copa A Gazetinha vem a quase quatro décadas fazendo sucesso, movimentando o futebol infanto-juvenil do Espírito Santo e até de outros estados, tornando-se a mais importante competição de futebol da chamada categoria de base do Brasil, revelando todos os anos jovens atletas que, descobertos por grandes clubes, abraçam a carreira de futebolistas, alguns com sucesso, chegando à Seleção Brasileira e jogando em clubes famosos do exterior. A lista de craques saídos da Copa A Gazetinha é enorme e a todo ano ela cresce mais ainda.. Um dos primeiros foi Eurico Batalha, que jogou em clubes cariocas e na Arábia Saudita. Depois, entre centenas de bons jogadores, apareceramAntônio José, Jacimar,Walace, Fernando Batalha, Eurico Batalha, Douglas, Régis, Bartô, China, Mauro Soares, Geovani Silva, Carlos Germano, França, Werlesson, Dedé, Nilson, Pedro Renato, Moisés, Bil, Jean, Marquinhos Capixaba, Sávio, Fabiano Eller, Vanderson e Ely Tadeu, entre muitos outros. As revelações mais recentes são Maxwell, Jussiê,Gladstone, Thiago Martinelli , Ramon, Cicero, Kieza e Kleber. Todos esses jogadores atuaram ou ainda atuam em grande clubes no Brasil e no exterior. Mas como esta competição surgiu e chegou a este patamar de sucesso? É a história que vamos contar a partir de agora.

O ESQUECIMENTO DO NOME DO JANC E DO SEU TRABALHO POR PARTE DA EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO MEU ENTENDIMENTO É:
IMCOMPENTÊNCIA,
MÁ FÉ
OU INVEJA DO SUCESSO DE SUA OBRA.

Dê a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário