terça-feira, 13 de maio de 2014

Incaper e Universidade Federal de Viçosa desenvolvem parceria na área de melhoramento genético e fisiologia de café conilon


12/05/2014 - 16h07min

Incaper
Técnicos do Incaper e equipe da UFV visitam lavouras de café
Nos dias 7 e 8 de maio, professores e pós-graduandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) visitaram o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o objetivo de estabelecer mais uma parceria na área de melhoramento genético e fisiologia do café conilon. Os profissionais visitaram a Sede do Incaper, a Fazenda Experimental de Marilândia, bem como propriedades rurais com lavouras de café conilon.

A UFV pretende introduzir e avaliar os materiais genéticos de café conilon, desenvolvidos pelo Incaper, em seu campus de Rio Paranaíba, em Minas Gerais, região cuja predominância é de café arábica. De acordo com o coordenador estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, a UFV deseja estudar o conilon e, de acordo com o seu comportamento, num período de médio a longo prazos, espera inseri-lo como opção de cultivo na região.

“Os profissionais da universidade introduzirão clones das variedades de café conilon desenvolvidas pelo Incaper e sementes da cultivar Robusta Tropical para avaliações naquele novo ambiente”, afirmou Romário. Ele também disse que esses trabalhos em parceria são importantes para a formação de profissionais que atuem em áreas estratégicas dessa cultura.

Na área da fisiologia da planta, um estudante equatoriano que desenvolve sua dissertação de mestrado na UFV no campus de Rio Paranaíba, estudará juntamente com o Incaper, a relação entre a quantidade de hormônios do crescimento nas plantas de café conilon e o êxito no enraizamento na produção de mudas clonais. “Esse estudo é importante visando à seleção precoce de clones que apresentam bom enraizamento”. Os resultados desse trabalho poderão acelerar o programa de melhoramento e produção de mudas”, falou a pesquisadora Maria Amélia Gava Ferrão.

A partir da visita da equipe técnica da universidade, que conheceu o potencial do café conilon do Espírito Santo e o programa de pesquisa de café do Incaper, foi proposto um Acordo de Cooperação Técnica, o qual será assinado, em breve, entre as duas instituições.

Parcerias institucionais

As parcerias que o Incaper desenvolve com café conilon ultrapassam as fronteiras estaduais e nacionais. No caso da UFV, já existem parcerias de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: nutrição de plantas, melhoramento genético, fisiologia, biotecnologia, manejo de pragas e doenças, biometria e qualidade do café. Além disso, a universidade contribui para a formação acadêmica de diversos mestres e doutores do Incaper.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário