Asfalto, usina de energia solar, unidade de saúde, casas populares, Cras quilombola, campo de futebol, academia, ginásio e extensão de rede elétrica. Tudo isso foi discutido na reunião, realizada nesta terça-feira (26), na comunidade de Grauna.
Durante o encontro, os moradores puderam conhecer as próximas ações que serão realizadas na localidade. Além do asfalto, que irá chegar a várias ruas, o prefeito anunciou a construção de uma usina de energia solar, que já tem terreno definido. “A usina é o maior presente que os moradores podem receber. Depois de instalada, a comunidade será contemplada com a energia e não precisarão mais pagar a conta”, afirma o preito municipal, Dr. Luciano de Paiva.
O prefeito explicou, ainda, que no próximo ano uma nova unidade de saúde com 1000 m² será construída na comunidade. Além da unidade, também serão construídas 45 casas populares, em um terreno já doado pela Usina Paineiras.
A secretária de Esportes e Lazer, Loriane Calixto Paiva, disse aos moradores que está em processo de licitação a reforma do campo, que terá novo alambrado e arquibancadas. “Também serão construídos, aqui, o novo ginásio e a nova quadra da escola. Sem falar na academia que, assim que cessar as chuvas, conseguiremos concluir as obras.”
Para garantir a conservação dos equipamentos, Loriane garantiu que a academia terá vigia e os usuários serão acompanhados por um professor de educação física. “Estamos buscando uma parceria com a secretaria de Saúde para que disponibilizem um médico, que estará fazendo rápidos exames no início das aulas”, completa a secretária.
Sobre a extensão de rede elétrica, o secretário municipal de Eletrificação e Serviços Elétricos, Diego Borges Nassur, explicou para a comunidade que serviços de grande porte só podem ser realizados pela Escelsa, que exige licitação, mas para realização de serviços menores, está apenas aguardando a chegada dos materiais. “Até dia 20 de dezembro estaremos atendendo a comunidade de Grauna com os serviços de pequeno porte”, garante.
Diego disse, ainda, que continua contanto com a colaboração dos moradores para fiscalizar os postes de iluminação pública. “Na sede, nós temos uma equipe que circula a noite, mas em outras regiões precisamos que os moradores nos avisem no caso de lâmpadas apagadas. É só anotar o número do poste e nos ligar”, ressalta.
Atendendo um pedido da comunidade, a secretária de Assistência Social, Maria Helena Escovedo, explicou sobre o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que será implantado na região. “Estamos tentando trazer para Grauna um Cras diferente, que é conhecido como Cras Quilombola. Temos poucas unidades no estado, mas ele é muito importante para a comunidade. Por meio deles iremos oferecer cursos, palestras e orientações”, disse.
O diretor da escola, Bruno Sobroza, agradeceu ao prefeito e parabenizou a comunidade por participar de reuniões como esta. “Cobrar por traz não adianta, temos que aproveitar para conversar com o prefeito. Para mim, essa é a primeira vez que um prefeito visita as comunidades deste jeito. Essa comunidade foi excluída por muito tempo e hoje acredito que o caminho é este que o prefeito apresentou.”
Completando a fala do diretor, o vereador Paulo Sergio agradeceu ao prefeito por todas as ações e conquistas que Grauna tem recebido. “Grauna nunca foi tão vista como no governo de Dr. Luciano. Até hoje, já recebemos várias vezes o prefeito em nossa comunidade. Eu vejo a boa intenção que ele tem para nós. Tenho certeza que nosso povo jamais vai esquecer o que a gestão 2013 – 2016 fez por Grauna” finaliza o vereador.
“Nós queremos fazer o povo feliz, por isso, somos prefeitos juntos. Para mim, essas reuniões são de grande importância para todos. Obrigado Grauna por participar”, termina Dr. Luciano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário