sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Equipes de limpeza eliminam 133 pontos irregulares de lixo em Vitória neste ano

Elizabeth Nader

Jardim em calçada na rua Joaquim Pereira da Silva em Tabuazeiro
Pontos irregulares de lixo foram transformados em jardins e canteiros em vários bairros da capital
Nos primeiros 11 meses do ano, 133 pontos irregulares de lixo já foram extintos em Vitória. No início de 2013, existiam 526. Contudo, devido à fiscalização e às ações de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), agora são 393.
Os bairros que já tiveram pontos eliminados são: Santo Antônio, Caratoíra, Santa Tereza, Romão, Inhanguetá, Bela Vista, Alagoano, Estrelinha, Vila Rubim, Nova Palestina, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Joana D'arc, Jesus de Nazareth, Santa Martha, Atlântica Ville, Goiabeiras, Tabuazeiro, Maruípe e alguns trechos da avenida Fernando Ferrari.
"A nossa ação durante o ano foi em cima de uma relação com as lideranças comunitárias, conscientização dos moradores, intervenções nos bairros, como construção de canteiros com flores e calçadas, bem como ações de fiscalização. Em 2014, continuaremos com as mesmas ações", disse o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
"A região que tem menos pontos críticos na cidade é a Região 8. Jardim Camburi é o bairro que menos apresentou pontos irregulares. Já a região com mais pontos irregulares de lixo é a Região 4, da Grande Maruípe", contou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.
Os bairros que mais têm pontos irregulares são: Caratoíra, Bairro da Penha, Joana D'arc e Santa Martha. Juntos, eles possuem 25% dos pontos críticos de Vitória, locais usados como depósito irregular de lixo por alguns moradores. Uns jogam lixo de forma irregular nas vias públicas e outros utilizam terrenos particulares que estão abertos.

Multa

André Luiz Silva Sobral
Lixo no manguezal
Proprietários de terrenos que deixam os locais com lixo acumulado são notificados e multados
Quando um cidadão é flagrado sujando vias com lixo ou um terreno fica com lixo acumulado, o imóvel é multado. A multa para casos assim no município é de R$ 481,00 (lei municipal 5.086). Quando acontece a situação, o imóvel é notificado e o proprietário tem 10 dias para regularizar a situação, limpando o terreno ou local onde o lixo foi depositado. No 11° dia, é feita uma vistoria no local e, se não tiver sido limpo, o dono é multado.
Após a multa, o prazo para limpeza é de 20 dias. Caso o terreno ainda não seja limpo, a multa de reincidência é aplicada, que é R$ 962,00. Só em 2013, s equipe de fiscalização já aplicou 1.479 notificações e 1.650 autuações em toda a capital.
"A fiscalização foi intensificada nesses pontos. Nesta semana, a ação foi intensa da região da Mata da Praia. A presença dos fiscais é contínua e constante para que os pontos sejam erradicados. Gurigica, Consolação e Itararé foram os bairros foco da semana passada. Mas toda semana estamos em pontos diferentes da cidade para deixar Vitória mais limpa no todo. A presença da equipe inibe os infratores. E quando pegamos irregularidades, notificamos e multamos", explicou o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.

Serviço

O morador que necessitar dos serviços da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) deve ligar para o Fala Vitória 156. Nessa central, o atendimento ao cidadão é feito de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados. As demandas são encaminhadas aos setores competentes para resolução.
Podem ser solicitados serviços de limpeza de pontos de lixo em via pública e outros logradouros, varrição, lavagem de ruas, escadarias, praças e feiras livres, bem como o recolhimento de animais mortos nas ruas. Reclamações sobre terrenos sujos, cheios de mato e lixo também também podem ser feitas na central.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3382-6129 / 98849-6300
Saiba mais sobre Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário