sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cultura: Casa de Quarentena de Anchieta será restaurada - ANCHIETA


por Silvia Magna - 3536-1785
28/11/2013 15:07
casa de quarentena
A Prefeitura deu mais um passo para a restauração da cultura e história do município. A Gerência de Cultura e as Secretarias de Turismo e de Integração se reuniram com representantes da Vale, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) para debater o projeto que visa restaurar a Casa de Quarentena em Anchieta. 
 
A reunião aconteceu no Centro Cultural, nesta quinta-feira (28), e a arquiteta Angela Gomes, contratada pela Vale, apresentou a proposta e o projeto. O objetivo é recuperar todos os cômodos, de acordo com a estrutura original. Ao final da reunião, a gerente de Cultura, Marta Prates, comemorou: “Por ser um imóvel tombado pelo Estado, não são permitidas mudanças nem construções no seu entorno. O memorial contemplará as etnias que compõem a história do município”, disse ela. 
 
Casa de Quarentena 
 
Em Anchieta existem ainda casas e prédios seculares. Um exemplo é o velho casarão que, com suas inúmeras janelas e diversos cômodos, foi sede da Fazenda São Martinho, onde se plantava café e que serviu de alojamento para os imigrantes, desembarcados em Benevente. 
 
Eles ficavam de quarentena nesse casarão para que as autoridades da Vila pudessem verificar se estavam em boas condições de saúde para entrar no Espírito Santo, seguindo viagem para as terras do Vale do Rio Benevente. Várias dessas casas e sobrados, que formam o patrimônio histórico de Anchieta, estão no Centro da cidade ou na área do porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário