quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lançado projeto para a saúde do pescador da Serra


A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (28)
Simone Delevedove
Nesta quinta-feira (28), foi apresentado na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) de Manguinhos o  “Projeto dos Pescadores”. Esta iniciativa visa oferecer um atendimento diferenciado aos pescadores da região de Manguinhos e Bicanga, e também de Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Oceania e Nova Almeida.
Divulgação/PMSOs pescadores serão atendidos na unidade de Manguinhos
Será oferecido um serviço diferenciado e construída uma rede de atendimento à saúde, iniciado com a atenção primária, ou seja, cuidando do básico para uma boa saúde.
Outro objetivo é a valorização do pescador, através dos cuidados com sua saúde, proporcionando melhor qualidade de vida.
A idéia do projeto é identificar, estreitar e qualificar a relação entre a saúde do trabalhador no setor de atendimento e, desta forma, reconhecer os riscos existentes no cotidiano da pesca artesanal. 
A criação do projeto se deu por um levantamento feito pela Unidade, junto com o Conselho Local de Saúde, que apontou que boa parte dos pescadores não procuravam atendimento devido a incompatibilidade de horários. Em meados deste ano foi apresentada uma carta de serviços aos pescadores e agora o projeto começa a ser executado.
Na apresentação da carta convite, alguns pescadores da região de Manguinhos e Bicanga foram cadastrados. Eles também serão encaminhados para exames e vacinação. Esses trabalhadores terão a disposição atendimento de enfermagem, clínico geral, ginecologista; uma vez que a família do trabalhador também será contemplado do projeto; e nutricionistas.
Num primeiro acolhimento com a equipe de enfermagem, já foram levantados e avaliados alguns problemas como pressão alta e glicemia capilar (devido ao excesso de exposição ao sol). Esses pescadores serão encaminhados para consultas médicas e realização de exames.

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 28/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário