sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Campanha faz coleta para teste de HIV na praça - CACHOEIRO


O objetivo é facilitar o acesso a esse atendimento, que permite o diagnóstico precoce
O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) vai levar para a praça Jerônimo Monteiro na próxima semana o serviço de coleta de sangue para exames gratuitos de HIV. A ação será realizada de segunda (2) a sexta-feira (6), das 8h às 11h, e faz parte da campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) em Cachoeiro de Itapemirim. 

O objetivo é facilitar o acesso a esse atendimento, que permite o diagnóstico precoce da doença. “Quanto mais cedo é feita a descoberta, mais rápido as pessoas são encaminhadas para o tratamento adequado, que é garantido pelo SUS, e podem viver com mais qualidade”, afirma o coordenador do Crias, Victor Barbieri. 

Para fazer a coleta – que também será feita para testes de sífilis e hepatites B e C – é preciso ter a partir de 12 anos e apresentar o cartão do SUS, CPF e comprovante de residência com CEP. Os resultados dos exames estarão disponíveis no Crias a partir do dia 15 de janeiro. 

A campanha na praça também terá foco na prevenção, com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade, entrega de material informativo e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Ações intensificadas no interior
Durante todo o ano, a equipe do Crias percorre as unidades básicas de saúde do município com as ações da campanha “Fique Sabendo”, que incentiva a realização de coleta para testes de HIV e outras doenças. Neste fim de ano, as atividades se concentram em distritos e comunidades do interior. Os próximos a serem visitados são Soturno (dias 9 e 12 de dezembro), Santa Fé (11), Coutinho (16) e São Vicente (19). 

Quem preferir pode fazer a coleta no Centro de Testagem e Aconselhamento do Crias, que fica na rua Raulino de Oliveira, 52, Centro (próximo à Santa Casa). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário