sexta-feira, 29 de novembro de 2013

8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos acontece na Serra


Serão exibidos sete diferentes filmes
Djeisan Lettieri
A 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontece no Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) com exibições às 9, 13 e 17h30 e entrada gratuita.  A abertura será na quarta-feira (04), no Ifes, às 8h30 horas e logo após, às 9 horas, começa a exibição das películas. A classificação dos filmes é 10 anos.
Os documentários e filmes apontam para temas relacionados a direitos humanos, retratando histórias de negros, transexuais, nordestinos, dentre outros grupos marcados pelo preconceito. Na mostra, há um filme que retrata uma realidade vivenciada na Serra, em Jacaraípe, mostrando a condição social e econômica dos meninos, meninas e jovens que residem e ou residiam na Rua Guarani e adjacências.
A Mostra é uma realização da Secretaria Nacional de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura e ocorre em 600 pontos espalhados pelo Brasil, além das capitais. No município da Serra, está sendo exibida em parceria entre o Ifes - Campus Serra e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Sebastião Sabino, avalia que a mostra é importante, pois abre para outros espaços que não só capitais, democratizando assim, o acesso ao cinema, mas principalmente, contribuindo para a Cultura e a Educação em Direitos Humanos.
“Os filmes são excelentes, já tive oportunidade de assistir alguns e, com certeza, resultará em debates e novas visões para a população do município da Serra. É uma excelente iniciativa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério da Cultura que vem beneficiar nosso município e milhares de pessoas pelo país”, avalia.
O Ifes - Campus Serra está localizado na rodovia ES-010, Km 6,5, Manguinhos.
Confira a programação e a sinopse dos filmes:

Horário
Quarta-feira, 04/12
Quinta-feira, 05/12
Sexta-feira, 06/12

9 horas

Caixa D'água: Qui-lombo é esse?  Everlane Morais
(Brasil, 2012, 15’)

Xadrez das Cores
Marco Schiavon
(Brasil, 2004, 21”)
Meninos da Guarani 
Markus Konká
(Brasil, 2009, 71’)
Katia
Karla Holanda
(Brasil, 2012, 74’)
13 horas
Doméstica
Gabriel Mascaro
(Brasil, 2012, 75’)

Caixa D'água: Qui-lombo é esse?  Everlane Morais
(Brasil, 2012, 15’)

Xadrez das Cores
Marco Schiavon
(Brasil, 2004, 21”)
As hiper-mulheres 
Takumã Kuikuro, Carlos Fausto, Leonardo Sette
(Brasil, 2011, 80’)
17h30
Katia
Karla Holanda
(Brasil, 2012, 74’)
Brasília Segundo Feldman
Vladimir Carvalho
(Brasil, 1979, 22’)
Doméstica
Gabriel Mascaro
(Brasil, 2012, 75’)

Caixa D'água: Qui-lombo é esse? – Everlane Morais (Brasil, 2012, 15’)
O documentário "Caixa D'água: Qui-lombo é esse?" Relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes , com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade,  localização geográfica e consciência - de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

Doméstica – Gabriel Mascaro (Brasil, 2012, 75’)
Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.

Katia –  Karla Holanda (Brasil, 2012, 74’)
Este documentário conta a história da primeira transexual eleita para um cargo político no Brasil. Além de mostrar como José se transformou em Kátia Tapety, o filme nos apresenta a trajetória política da travesti piauiense que lidou com o preconceito do pai na infância, mas hoje é respeitada entre seus conterrâneos. Ela foi a vereadora mais votada de seu município por três vezes consecutivas e chegou a vice-prefeitura da cidade de Colônia do Piaui, entre 2004 e 2008.

Brasília Segundo Feldman - Vladimir Carvalho (Brasil, 1979, 22’)
Os primeiros tempos de Brasília, no último ano de sua construção. Depoimentos de pioneiros e trabalhadores sobre aquele momento e as condições de vida dos candangos. A trilha sonora vale-se de gravações realizadas à época, emprestando especial colorido ao filme.

As hiper-mulheres  – Takumã Kuikuro, Carlos Fausto, Leonardo Sette (Brasil, 2011, 80’)
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente. Premiado no festival de Gramado com os prêmios Especial do Júri e Melhor Montagem.

Xadrez das Cores - Marco Schiavon (Brasil, 2004, 21”)
Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando sobre Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.

Meninos da Guarani - Markus Konká (Brasil, 2009, 71’)
Retrata a condição social e econômica dos meninos, meninas e jovens que residem e ou residiam na Rua Guarani e adjacências, antes de serem assassinados. Esta avenida está localizada no Bairro das Laranjeiras, na região de Jacaraípe, no município da Serra, Espírito Santo. O documentário foi lançado no dia 17 de outubro, durante a V Mostra de Produções Independentes, realizada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas do Espírito Santo, no Cine Metrópolis.

CRÉDITOS: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania | 29/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário