quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A criatividade de Viana também está na Arte Santo - VIANA


Texto: Júlio Palassi / Foto: Siumara Gonçalves
28/11/2013 - 00:00 h

A maior feira de artesanato realizada no Espírito Santo teve início nesta terça-feira (26) e Viana é um dos municípios participantes. A ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo – vai reunir em um só local até o próximo domingo, dia 1º de dezembro, mais de mil artesãos capixabas e convidados de outros estados, além de atrações musicais, praça de alimentação, oficinas e atividades para toda a família.

O evento acontece na Praça do Papa, em Vitória, e a entrada em todos os dias será gratuita. De Viana, os visitantes vão encontrar peças produzidas pelos artesãos da Associação Artemão, como colchas, toalhas de mesa, roupas de cama, pano de prato, bolsas, bonecas, frutas em tecido, entre outros produtos. O gostinho de Viana estará presente nos licores, biscoitos, doces e pães que serão vendidos no estande da associação.

Outro destaque do município no evento é o grupo de 20 mulheres atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que participará de oficinas voltadas para a economia solidária nesta quarta (27) e na quinta-feira (28). “Todas têm carteirinha de artesã e o objetivo é enquadrá-las nessas oficinas para que possam, aos poucos, se desvincularem das oficinas motivacionais do Cras e darem um passo à frente na profissão”, explicou a psicóloga do Cras Campo Verde e técnica da oficina motivacional, Sara Lopes Fiorotti.

O evento foi idealizado a partir de experiências de sucesso similares em outros Estados brasileiros, e tem como base o Catálogo do Artesanato do Espírito Santo – lançado pelo Governo do Estado, por meio da ADERES – sobre a diversidade do artesanato produzido no estado.

Atrações

Galeria dos Mestres: Os Mestres Artesãos têm papel fundamental na manutenção das tradições artesanais e terão espaço de destaque na Feira, próximo à entrada, sendo homenageados em todas as edições do evento.

Oficinas: As oficinas serão realizadas visando à disseminação da arte manual. O público poderá conferir vários processos de criação. Todas serão gratuitas, e configuram uma ótima oportunidade de aprendizado e difusão da arte popular com seus mestres de criação.

Estados Convidados: Haverá participação de vários Estados brasileiros, promovendo o intercâmbio e ampliando os horizontes culturais do público visitante e também dos expositores.

Espaço Design: Uma mostra de decoração ambientada com objetos que recebem interferência de design e arte popular. A cada edição um profissional especializado irá assinar um projeto.

Palestras: Renomados profissionais vão dividir suas experiências no auditório do evento. Todas as palestras são gratuitas e abertas aos visitantes da Feira, mediante inscrição prévia.

Programação

Funcionamento

26 (terça) a 29/11 de 2013 (sexta-feira): das 16 às 22h.

30/11 de 2013 (sábado): das 10 às 22h.

01/12 de 2013 (domingo): das 10 às 20h.

Entrada gratuita!

Mais informações: www.artesanto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário