sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Secretário de Educação faz balanço da gestão em sessão na Câmara de Vereadores

O Secretário de Educação da Prefeitura de Vila Velha, Wallace Millis, foi convidado pelos  vereadores Ricardo Chiabai (PPS), Andinho Almeida (PMDB) e Zé Nilton (PT) – membros da Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vila Velha – para participar da Tribuna Livre na sessão ordinária de quinta-feira (28/11). Em pouco mais de meia hora, Millis apresentou aos parlamentares um relatório preliminar e resumido dos principais projetos, programas, ações, investimentos e atividades que vem realizando na Educação do município no primeiro ano da Administração do prefeito Rodney Miranda.

“Não tem sido nada fácil gerir a Secretaria de Educação do município, que possui uma extensa rede de unidades escolares em todas as regiões de Vila Velha, com imensa capilaridade e cobertura territorial, indo do Xuri à Praia da Costa, do Soteco a São Torquato. Ao todo, são 94 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mais de 5 mil servidores e 50 mil alunos matriculados. É a secretaria de maior abrangência e estrutura no município. O desafio é grande, mas com uma gestão eficiente dos recursos, com o controle de custeio, com o envolvimento da equipe  e com a elaboração de bons projetos, além das parcerias necessárias, vamos vencê-lo”,  enfatizou o secretário.

Segundo ele, 2013 foi um ano da reestruturação e da reorganização da Educação no município, ressaltando que em 2014 haverá um domínio maior dos processos internos. Já em 2015, de acordo com o secretário, serão obtidos resultados consistentes, sustentados por uma política pública de qualidade na Educação. E em 2016, será consolidado um aumento de desempenho em todos os setores da Rede Municipal de Educação, que estarão fortemente integrados.

Metas – Wallace disse ainda que a principal meta e o maior desafio é aumentar o nível de aprendizagem dos alunos, principalmente nas disciplinas de Português e Matemática, e valorizar o profissional do magistério canela-verde.

“Vamos continuar priorizando a formação continuada dos professores, a utilização de modernos recursos técnicos e pedagógicos, a melhoria das condições de trabalho dos servidores, a manutenção e a expansão da rede e o aumento da permanência dos alunos na escola. Tudo isso vai contribuir diretamente para melhorar os resultados do processo de ensino-aprendizagem nas escolas municipais”, disse o secretário.

O secretário ainda falou sobre a ampliação da Educação Integral do município, que em 2013 aumentou de 32 para 41 o número de escolas municipais que oferecem atenção em tempo integral, durante 7 horas por dia, com atividades educativas, artísticas, culturais e esportivas.

Explanou sobre a redução de 47% nos conflitos escolares e uma queda de 70% nos índices de evasão escolar. E ainda falou sobre os projetos de sustentabilidade das escolas, como o Horta Escolar, e sobre o Programa Saúde do Escolar (PSE), que em 2013 realizou aproximadamente 13 mil atendimentos odontológico, 4,5 mil acompanhamentos de controle vacinal e 2.970 atendimentos psicológicos e de assistência social. 

Reformas - A Secretaria também realizou intervenções de manutenção e obras de reforma em praticamente todas as escolas da rede municipal e entregou uma Unidade de Educação Infantil com 600 vagas à comunidade de Rio Marinho, além de retomar as obras do Complexo Educacional do Balneário Ponta da Fruta e das escolas de Cobilândia, Jabaeté, Bairro Alvorada e Santos Dumont, que estavam paralisadas desde o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário