quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Seminário discute políticas públicas de saúde para a população LGBT - VITÓRIA


Elizabeth Nader
II Seminário Saúde da População GLBT
Seminário reuniu representantes do poder público e militantes do movimento LGBT em um hotel da Mata da Praia
Representantes do poder público e militantes do movimento LGBT participaram nesta quinta-feira (28) do II Seminário "Saúde da População LGBT", que aconteceu no Quality Hotel Aeroporto de Vitória, na Mata da Praia.
O evento integra as ações da II Semana de Cidadania LGBT, que se encerra neste domingo (1º), em Camburi, com um manifesto. Durante o seminário, foram discutidos temas como a "Política Nacional de Saúde Integral LGBT e o Processo Transexualizador" e "Saúde da População LGBT como Questão de Direitos Humanos".
O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destacou a importância dos debates. "Ações como essas são fundamentais para garantir a implementação de políticas públicas voltadas para a população LGBT. Sabemos que o preconceito ainda é grande em nossa sociedade, o que acaba inibindo o acesso desses cidadãos a serviços básicos como saúde e educação", disse.
O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Carlos Magno, ressaltou a necessidade de um atendimento integral ao segmento. "Além de orientação sobre a questão da DST/Aids, a população LGBT precisa de um atendimento psicológico. Muitos sofrem de depressão, os índices de suicídio são alarmantes e o envolvimento com álcool e outras drogas acaba sendo um refúgio para muitos".
A coordenadora do Fórum Estadual em Defesa dos Direitos LGBT, Débora Sabará, disse que as atividades promovidas em prol da população LBGT são essenciais. "O time direitos humanos não se aprende, se sente. Essa gestão está sensível às nossas causas. Estamos muito felizes por ter conseguido promover os debates em diversos espaços do município. Está sendo uma semana inteira de atividades voltadas para esse público", disse.

VIII Manifesto LGBT 

Marcos Salles
Parada Gay na Praia de Camburi
Militantes do movimento LGBT vão participar de protesto e caminhada na praia de Camburi neste domingo (1º)
Para encerrar a II Semana de Cidadania LGBT, acontece neste domingo (1º) o VI Dia de Cidadania LGBT de Vitória e o VIII Manifesto LGBT. O evento, que começa às 13 horas, deve reunir cerca de 10 mil pessoas na praia de Camburi.
O manifesto tem como tema "Lutar Sempre, Desistir Nunca, Discriminar Jamais!" e tem como objetivo o fortalecimento da produção cultural das populações LGBT, sendo um evento de contestação político-cultural da opressão a esse segmento.
As atividades serão realizadas paralelamente, com orientação sobre os serviços de atendimento às vítimas por discriminação, orientação jurídica sobre casamento de pessoas do mesmo sexo e atividades de lazer como corte de cabelo e maquiagem para o público LGBT, manifestações políticas, culturais, shows e apresentação de Drag Queen.
Para participar do evento, é necessário doar alimentos ou fraldas descartáveis (infantil e geriátrica), que podem ser entregues na Casa do Cidadão, Prefeitura de Vitória e locais de evento. O VIII Manifesto LGBT é realizado pela Associação Capixaba de Redução de Danos (ACARD) e pelo Fórum Municipal LGBT de Vitória com o apoio da Prefeitura de Vitória.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526
Saiba mais sobre Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário