sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ação de fiscalização apreende 25 dúzias de caranguejos na Vila Rubim - VITÓRIA


Marcos Salles
caranguejo-uçá no mangue
Cata do caranguejo uçá é proibida durante o período de defeso
Uma ação de fiscalização realizada na tarde desta sexta-feira (29) por quatro fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), dois da Polícia Ambiental e dois do Ibama na Vila Rubim resultou na apreensão de 25 dúzias de caranguejos uçá, que estão em época de defeso (período no qual são proibidas a cata e a comercialização).
A coordenadora de Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, contou que a ação já vinha sendo planejada há alguns dias, após ser informada que na Vila Rubim estava acontecendo venda irregular do caranguejo uçá. "Foi feito o flagrante e, no mesmo local de venda de caranguejos com nota de transporte e nota fiscal, havia caranguejos pequenos sem nota", contou.
As pessoas que estavam fazendo a comercialização receberam autos de infração do Ibama e foram encaminhadas para a Delegacia de Crimes Ambientais para prestar esclarecimentos, pois, segundo a lei federal nº 9605/2013 e o decreto federal 6514/08, quem é flagrado capturando, mantendo em cativeiro, transportando, beneficiando, industrializando, armazenando ou comercializando esse crustáceo sofre as penalidades e sanções previstas nessas legislações.
Os crustáceos apreendidos serão armazenados em lugar apropriado e, depois, serão devolvidos ao mangue da Ufes, após terem sido medidos e pesados pela equipe de Monitoramento da Semmam, de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cleber Guerra.
O período de defeso do caranguejo começou no dia 1º de outubro e vai até este sábado (30), para os machos, e até 31 de dezembro, para as fêmeas. Esse é o período em que o crustáceo precisa ser preservado, pois é quando ele faz a troca da carapaça, ficando mais vulnerável à pesca.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184
Saiba mais sobre Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário