quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Videomonitoramento móvel é usado para flagrar táxis clandestinos no aeroporto


André Sobral
Fiscalização Aeroporto
Carro de videomonitoramento fica posicionado no aeroporto para flagrar a atuação dos taxistas clandestinos
Vitória ganhou um novo meio para combater a atuação dos táxis clandestinos na cidade: o carro de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). O veículo possui seis câmeras e um mastro de 15 metros, sendo capaz de observar tudo o que ocorre na área do aeroporto da capital.
A presença do veículo se tornou necessária por conta da mudança de estratégia dos taxistas clandestinos, que, acuados com a fiscalização dos servidores da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e a presença ostensiva dos agentes da Guarda Municipal, deixaram de pegar passageiros na área de embarque e desembarque. Atualmente, uma das formas de atuação dos clandestinos é a abordagem dos passageiros a pé, na área de desembarque, enquanto seus carros estão na área de estacionamento.
Essa forma de burlar a fiscalização é mais difícil de ser flagrada, pois os agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal que atuam de forma permanente no aeroporto não podem se ausentar do ponto de embarque por muito tempo para flagrar a prática e acionar os fiscais da Setran. Com o videomonitoramento, o taxista pode ser seguido até o estacionamento e as imagens podem ser usadas como provas da conduta ilegal.
Outra atuação dos clandestinos coibida é a busca por passageiros do outro lado da avenida Fernando Ferrari, também de difícil visualização por parte dos agentes. Agora, com a imagem do videomonitoramento, os operadores poderão acionar os fiscais da Setran sempre que flagrarem os táxis clandestinos, mesmo à distância.

Fiscalização

André Sobral
Fiscalização Aeroporto
Agentes de trânsito da Guarda Municipal atuam de forma ostensiva e permanente no aeroporto para combater irregularidades
O ponto de táxi do aeroporto é um dos mais movimentados da capital, com 75 táxis autorizados, e alvo constante de fiscalização em operações conjuntas envolvendo fiscais da Setran, agentes de trânsito e de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal, policiais civis e militares e fiscais da Infraero.
A Setran orienta que o passageiro só embarque em táxis identificados com adesivos e a faixa "Táxi Vitória". Os 462 veículos do município são padronizados e sempre vistoriados para garantir um serviço de qualidade e seguro aos usuários e aos operadores do sistema.
Para denunciar qualquer ação abusiva ou alguma irregularidade, o passageiro deve ligar para o Fala Vitória 156, passando dados do veículo, como placa e permissão.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563

Nenhum comentário:

Postar um comentário