quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Senar/ES encerra o Programa Agrinho 2013



Alunos, professores e coordenadores municipais serão premiados no Sesc de Aracruz

No dia 4 de dezembro, o Senar/ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo) e a Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo) encerram mais uma edição do Agrinho. O programa abrange escolas municipais de todo o Estado em uma proposta pedagógica em busca do desenvolvimento social e sustentável dos alunos. Durante o evento serão premiados os três melhores trabalhos nas categorias de alunos de Educação Especial, alunos de 1º a 9º anos, as dez melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores e, pela primeira vez, haverá a premiação dos três coordenadores municipais mais atuantes. O Agrinho acontece no Sesc de Aracruz.

Este ano participaram cerca de 100 mil alunos e 4.361 professores de 52 municípios. O Agrinho 2013 teve como tema “Saber e atuar para melhorar o mundo”, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de cidadania, saúde, meio ambiente, consumo e outros. “O Agrinho sempre teve uma proposta voltada para o crescimento do cidadão e do senso crítico dos participantes, mas este ano nós buscamos deixar o tema aberto justamente para que os alunos pudessem trabalhar as ideias de forma mais ampla e criativa. Nosso objetivo foi diminuir as barreiras do pensamento”, afirma a coordenadora do projeto no Espírito Santo, Meire Viana.

Ao longo do ano foram distribuídos livros, cartilhas e revistas a professores e alunos das escolas participantes. Também foram realizadas capacitações para que os professores conhecessem a metodologia do programa e se tornassem aptos a desenvolver a dinâmica de trabalho do Agrinho em sala de aula. A partir de debates em sala, os alunos puderam colocar em prática a criatividade, desenvolvendo ações afirmativas com vistas a melhorar sua realidade. Os debates em sala de aula ampliam os horizontes dos alunos, permitindo que eles realizem ações cidadãs capazes de mudar a realidade da comunidade onde vivem.

Quando encerram as ações nas salas de aula e na comunidade, os alunos fazem redações e desenhos, os professores relatam as experiências pedagógicas desenvolvidas e os coordenadores elaboram relatórios sobre a execução do programa Agrinho no município. Esses trabalhos são enviados ao Senar/ES e uma banca, constituída pelos instrutores das capacitações dos professores e pela coordenadora Meire Viana e as colaboradoras Tereza Zaggo e Adelaide Cavalcanti avaliam e classificam esses trabalhos.



Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 3314-5909// 99953-6272
                         Caroline Csaszar – (27) 99964-4464

Nenhum comentário:

Postar um comentário