quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Black Friday: Procon dá dicas para evitar problemas - SERRA

A promoção dura 24 horas
Djeisan Lettieri
Descontos de até 80%, facilidade na hora da compra, e o 13º batendo à porta. Todos esses fatores podem ser muito tentadores para o consumidor na hora de participar da promoção chamada Black Friday, que começa nesta sexta-feira (29) à 0 hora. A divulgação promete produtos com grandes descontos, especialmente eletroeletrônicos, tais como computadores, celulares, tablets e eletrodomésticos. O Procon da Serra alerta ao consumidor que tenha alguns cuidados na hora de participar para que a compra seja de fato satisfatória.
A diretora do Procon da Serra,
Mirtis Dettimamm, informa que Procons de todo país já constataram prática da maquiagem de preços, nas edições anteriores da promoção, que acontece desde de 2010 no Brasil. “As empresas aumentam previamente o valor dos produtos para oferecer no período”, informa.

A orientação é que os consumidores pesquisem antes de comprar, inclusive, em lojas físicas, pois podem ser encontrados preços e condições de pagamento mais atraentes do que os da promoção. Além disto, antes de efetuar a compra, é preciso avaliar se é realmente necessário adquirir o produto neste momento, evitando as compras por impulso. A promoção dura 24 horas.

O consumidor que tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o Procon por meio dos telefones 3252-7242 / 3252 7243.
Vale lembrar que o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor.

Confira outras dicas:
-  Leia  a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

- Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas  necessidades;

- Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;

- Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

-Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

-  Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.


CRÉDITOS: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania | 28/11/2013

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