quarta-feira, 27 de novembro de 2013

População deve ficar atenta para doenças que podem surgir no período das chuvas - VITÓRIA


Yuri Barichivich
carro andando na chuva
Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas que tiveram contato com as águas das enchentes a procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas
Em função das fortes chuvas que atingem a capital desde a última segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta toda a população para o risco de contaminação pela leptospirose, que, na maioria das vezes, é transmitida através do contato com a água contaminada. Dengue, hepatite e gastroenterite também são doenças mais frequentes nesse período.
Por isso, a Vigilância Epidemiológica da Semus orienta os cidadãos que tiveram contato direto com as águas das enchentes para que fiquem ligados em alguns sintomas, como diarreia e febre alta. Caso isso ocorra, deve-se procurar, imediatamente, a unidade de saúde do seu território e informar o ocorrido aos profissionais.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, encontrada principalmente na urina de ratos, que contamina o solo e, consequentemente, as águas. Ela é presente geralmente na lama e na água suja que inunda as casas.
A contaminação humana é facilitada pelo contato dessas águas contaminadas com a pele. Por isso, deve-se evitar, ao máximo, o contato com essas águas e, caso isso não seja possível, é fundamental usar botas, luvas ou sacos plásticos nas mãos e nos pés, além de proteger a boca com um lenço, para evitar possíveis respingos.
É importante, ainda, limpar e desinfetar reservatórios de água para eliminar possíveis focos de Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. É nessa época do ano, em que há uma combinação de chuva e forte calor, que os ovos eclodem, as larvas se transformam em mosquitos, que consequentemente contaminam os moradores através da picada. Se todos cuidarem de suas casas e quintais, estarão ajudando a evitar uma nova epidemia da doença.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3132-5063 / 98898-5481
Saiba mais sobre Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário