sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Alunos da rede municipal concluem aulas do projeto "Bombeiros do Futuro" - VITÓRIA


Comunicação Sesp
Projeto Bombeiros do Futuro
Mais de 200 alunos da rede municipal de educação participaram de solenidade de formatura do curso "Bombeiros do Futuro"
Projeto Bombeiros do Futuro
Crianças conheceram os trabalhos dos bombeiros e aprenderam lições de prevenção de acidentes domésticos e incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar entregou o certificado do projeto "Bombeiros do Futuro" para 210 alunos de escolas públicas municipais de Vitória na manhã desta sexta-feira (29). A formatura foi realizada na sede da corporação, na Enseada do Suá.
O curso teve início no dia 6 de maio e foi concluído nesta quinta (28). Os alunos receberam orientações sobre ética, civismo, valorização da vida, prevenção de incêndios e de acidentes domésticos, além de noções sobre primeiros socorros e defesa civil. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Vitória.
De acordo com o subcomandante do 1º Batalhão, coronel Fabiano Marchetti Bono, o curso tem como finalidade acolher crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes de Vitória. "Nosso objetivo é orientá-los sobre como exercer uma cidadania ativa logo cedo, sendo disciplinados e responsáveis. Nos importamos em prepará-los para todo tipo de risco social. Sabemos que eles têm apoio dos professores e da família, mas o objetivo do projeto é reforçar ainda mais esses valores", disse o coronel.
Segundo Agtha Maria Siqueira, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação (Seme), esta é uma parceria importante devido ao resgate desses valores. "Além de toda informação que o curso traz e que contribui para a vida, tanto na escola quanto na vida pessoal e na sua comunidade, essas informações são trabalhadas na prática e os alunos têm a oportunidade de aprender sobre ética e proximidade com o poder público", explicou.

Exemplos

Para Josefa Maria Nascimento, de 53 anos, mãe do jovem Gabriel Nascimento, de 14 anos, é perceptível a melhora no comportamento do filho em casa e no colégio. "Meu filho já me salvou de alguns acidentes domésticos. Um deles foi quando ele impediu que uma panela de pressão explodisse", contou a mãe, que, aos poucos, foi percebendo como o filho está responsável ao aprender as medidas de segurança.
"Além disso, ele compartilha tudo com os familiares. Ele ensina tudo o que aprende no projeto, desde medidas de segurança até primeiros socorros. Estou muito orgulhosa", finaliza dona Josefa.
A aluna Milena Kelly Santiago, de 14 anos, está na 7ª série e já faz planos para o futuro. Ela quer ser policial e atuar no Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar. "Existem tantas pessoas despreocupadas com a sociedade. Quero ajudar, quero ser mais uma militar que se importa com a segurança e paz das pessoas". No colégio, Milena aprendeu a ser mais compreensiva nos relacionamentos com os professores e agradece por ter iniciado uma vida disciplinada no projeto promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Projeto

O "Bombeiros do Futuro" iniciou-se por meio do convênio firmado entre a Prefeitura de Vitória e o Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, voltado estudantes de 10 a 14 anos. Os alunos são selecionados pela Secretaria Municipal de Educação. A partir da seleção, os alunos são conduzidos para o 1º Batalhão de Bombeiros, onde são realizadas aulas práticas e teóricas em formato lúdico, porém respeitando a hierarquia e a disciplina como qualquer unidade militar.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Saiba mais sobre Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário