quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vitória Alfabetizada é a conquista da capital no Dia Mundial da Alfabetização


Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
Vitória Alfabetizada já iniciou a preparação dos alunos na comunidade de Nova Palestina
Outra importante data é comemorada neste domingo (8), dia em que Vitória completa 462 anos de história. Trata-se do Dia Mundial da Alfabetização. E a cidade tem motivos para celebrar, afinal, está em andamento o Vitória Alfabetizada.
O objetivo do programa é garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de 4.000 mil jovens e adultos moradores da capital, prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.
Para vencer o desafio, o programa conta com a ajuda da população. No blog do Vitória Alfabetizada, existe um espaço para indicar, de forma rápida e prática, algum jovem ou adulto que ainda não sabe ler e escrever. E quem não conhece ninguém que se encaixe no perfil do projeto pode compartilhar a iniciativa nas redes sociais.
Lançado em julho último, o Vitória Alfabetizada já possui 256 alunos cadastrados em 13 turmas, que estão distribuídas em oito bairros de Vitória: Romão (20 alunos), Forte São João (20), Nova Palestina (48), Bela Vista (20), Jardim Camburi (20), Resistência (30), Jaburu (39) e Consolação (59).
O diferencial do Vitória Alfabetizada está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo. Em seguida, o participante pode ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade.
A alfabetização é fundamental para que os direitos individuais sejam alcançados, podendo gerar benefícios humanos e sociais, tanto quanto econômicos. "Eles também ficam mais aptos a utilizar novas fontes de informações e conhecimentos de forma independente e significativa", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário